João Loureiro guitarra clássica

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Avançar

João Loureiro

Guitarra clássica

João Loureiro estudou com os professores Silvestre Fonseca e Acácio Resende (Escola de Música de Santarém) até ao ano de 1997 quando partiu para Londres para estudar com a professora Shuko Shibata.

Em 1994 concluiu o seu Bacharelato em Gestão de empresas na Escola Superior de Gestão de Santarém.

A licenciatura em Música, foi concluída sob a orientação de Carlos Bonell no London College of Music and Media, onde lhe foi atribuído o “British Reserve Strings Prize”. Continuou os estudos na Royal Academy of Music onde em 2003 concluiu a Pós – Graduação com Mérito.

Como solista João Loureiro fez recitais em Portugal, Holanda, Alemanha e Inglaterra. Foi o representante de Portugal no primeiro congresso “UNISSONO INTERNATIONAL” na Alemanha, onde realizou vários recitais e fez uma gravação em directo para a SDF Radio.

Outras actividades incluem espectáculos de poesia música e dança com o grupo “A Phala”, e teatro musical, ópera e participações com orquestra tal como a BBC Philarmonic Orchestra. Em Agosto de 2009, João apresentou-se com a Britten Sinfonia na estreia da ópera “Yellow Sofa” de Julian Phillips em Glyndebourne tendo voltado a ser solicitado para a temporada e digressão em 2012.

A sua grande devoção à música de câmara levou-o o a criar alianças com a flautista Vicki Tofts e o flautista Efrain Oscher e o guitarrista Steve Smith.

Em 2007 lançou com o Uno Guitar Duo o seu primeiro disco que foi recebido e aclamado pela crítica. “Um álbum totalmente convincente de música maravilhosa, magnificamente interpretada.” (in Classical Guitar Magazine).

Em 2014 lançou o seu segundo álbum desta vez com o duo TESSITORI em parceria com a violetista Isabel Pereira, do qual a critica disse, “É claro que estamos a lidar com músicos de alto calibre cuja decisão de deixar a música e o público respirar livremente é feita com convicção…” em Classical Guitar Magazine, Outubro 2014.

João promove presentemente o seu álbum de música original para guitarra solo intitulado “Familiar Faces”, este é inspirado nos heróis menos celebrados das nossas vidas, a família e os amigos!

Partilhe
Share on Facebook
Facebook