João Lima
Piano
Natural de Braga, iniciou os estudos musicais aos seis anos no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian dessa cidade sob a orientação de Francisco Fiúza na disciplina de Piano. Durante este período, frequentou também a disciplina de Cravo, orientado por Felipe Nabuco Silvestre.
Ingressou na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo em 1997, onde, orientado pelos professores Fausto Neves e Madalena Soveral, terminou a Licenciatura em Instrumento (Piano) com a classificação de 16 Valores. Nesta escola, teve ainda a oportunidade de frequentar diversas classes de aperfeiçoamento nas quais recebeu formação de professores como Lazslo Simon, Tânia Achot, Helena Sá e Costa e Markus Groh.
Em 2001 consolidou a sua formação académica na Alemanha, onde estudou com Markus Groh na Escola Superior para Música e Teatro de Hanover, tendo sido posteriormente convidado para ser seu assistente.
Já actuou na Alemanha, Bélgica e Portugal, sendo de destacar os concertos realizados com as sopranos Dora Rodrigues e Eduarda Melo, bem como o concerto com a Orquestra Sine Nomine onde foi solista.
Foi premiado no Concurso Regional de Piano de Braga, Concurso Nacional de Piano Maria Campina e no Prémio Jovens Músicos.
Foi membro convidado do Júri do Concurso Regional de Piano de Braga.
Recebeu ainda a Bolsa de Mérito atribuída pelo Instituto Politécnico do Porto e o Prémio da Fundação Eng. António de Almeida por ter concluído a Licenciatura em Piano com a mais elevada classificação.
Em 2006 foi convidado a trabalhar com o Estúdio de Ópera na Casa da Música.
Actualmente é Professor e Pianista Acompanhador no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e Professor de Piano na Academia de Música Valentim Moreira de Sá em Guimarães.
É Director Artístico da Associação Cultural e Musical de Vila Verde.
Efetuou uma digressão nacional a solo integrado num projecto de concertos comentados desenvolvido em parceria com Miguel Leite, iniciativa que se estreou no Teatro Municipal Sá da Bandeira em Santarém, prosseguiu na Casa Museu Nogueira da Silva/Universidade do Minho em Braga, e outros prestigiados palcos do País.