compositor João Godinho

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

João Godinho

Composição

João Godinho, nascido em 1976, estudou Piano na Escola de Música do Conservatório Nacional. Tem o Curso de Composição da Escola Superior de Música de Lisboa, e o nome associado a projetos como a Big Band Júnior e a Lisbon Jazz Summer School.

Foi assessor de programação do Centro Cultural de Belém, realizou programas para a Antena 2, como Que Música É Esta e Fora de Formato, e tem vindo a compor, de modo regular, desde meados dos anos 2000.

É o autor de Kaminari, música para bailado, estreado no Teatro Camões, “De Queda em Queda”, para piano e quarteto de cordas, Insecto Xilófago, para marimba solo, peça encomendada para o Prémio Jovens Músicos da Antena 2 (2007), O Marionetista, para saxofone alto e quarteto de cordas, estreada pela Orchestrutopica, no Festival de Música do Estoril, do mesmo ano, e de Fogo Posto, para piano solo, que Joana Gama estreou em 2011, no Centro Cultural de Cascais.

Colaborou com a fadista Joana Amendoeira no álbum “Joana Amendoeira & Mar Ensemble, ditinguido com o Prémio Amália Melhor Álbum, em 2008.

Em 2013 compôs “Trovoada”, para piano solo, música para o espetáculo de dança homónimo de Luís Guerra.

Em 2017, escreveu Nocturno, para piano solo e ‘toy piano’, para o espetáculo conjunto da pianista Joana Gama e do coreógrafo Victor Hugo Pontes.

João Godinho foi distinguido com o “European Composer Award”, pela composição “Alcance” (“Reach”), estreada em Berlim, no dia 26 de julho de 2019, no âmbito do Festival, pela Jovem Orquestra Portuguesa, com músicos do projeto inclusivo Notas de Contacto.

[ Bio publicada na Meloteca a 09 de agosto de 2019 ]

Partilhe
Share on facebook
Facebook