João Gil

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

João Gil

Guitarrista . Autor

João Manuel Gil Lopes, mais conhecido por João Gil, nascido na Covilhã é um guitarrista e compositor português e um dos fundadores do grupo Trovante.

Gil iniciou a sua carreira musical, juntamente com Artur Costa no grupo de música de intervenção, Soviete do Areeiro em 1975. Em 1976, com Luís Represas, João Nuno Represas e Manuel Faria, forma os Trovante, grupo que alcançou um êxito significativo até à sua dissolução em 1991. Em 1992, sempre com Artur Costa, funda os Moby Dick, do qual faz parte ainda, Alex Cortez dos Rádio Macau.

Em 1993, com João Monge Manuel Paulo, José Moz Carrapa e Nuno Guerreiro, funda a Ala dos Namorados, grupo que abandona em 2006 já após ter formado com Rui Costa, ex-Silence 4 e Nuno Norte, recém vencedor da primeira época do concurso Ídolos, a Filarmónica Gil.

Participou ainda nos projectos Rio Grande juntamente com João Monge, Rui Veloso, Vitorino, Tim dos Xutos & Pontapés e Jorge Palma em 1996 e nos Cabeças no Ar, com Carlos Tê, Rui Veloso, Jorge Palma e Tim, no ano de 2002.

2012

Partilhe
Share on Facebook
Facebook