Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

João Gaspar

Trompa

Natural de Leiria, João Gaspar iniciou os estudos musicais na Sociedade Filarmónica de Chãs.

Entra na Escola Profissional Metropolitana no curso de instrumentista de sopro e percussão em 2009, na classe de Armando Martins, o qual finaliza com Diploma de Mérito de melhor aluno.

Ingressa na Academia Nacional Superior de Orquestra, em 2012, com bolsa de mérito do Banco Popular, na classe de Nuno Vaz.

Em Setembro de 2011, integra a Orquestra de Sopros de Jovens da União Europeia (EUWYO) como Primeiro Trompa. Em 2012, integra a Orquestra Mundial (The World Orchestra). De 2013 a 2015 participa nas edições do Estágio Gulbenkian para Orquestra. Em 2014 é admitido na Remix Ensemble Summer Academy e na Jovem Orquestra Portuguesa.

Como solista, interpretou em estreia nacional a obra Pele de Brian Balmages, com a Orquestra de Sopros Metropolitana Júnior, em Abril de 2011. Em 2012, participa no Festival Cistermúsica com a interpretação, também em estreia nacional, do Concerto for Horn and Band, de Lee Actor, com a Banda Sinfónica de Alcobaça, gravado ao vivo para CD.

Tem trabalhado e colaborado com as seguintes orquestras e formações: Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Sinfónica Juvenil, Orquestra de Sopros de Jovens da União Europeia, The World Orchestra, Orquestra de Jazz de Matosinhos, Orquestra Clássica do Sul, Orquestra XXI, Ensemble do Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra Gulbenkian.

Já trabalhou com maestros como: Pedro Neves, Jean-Sebastien Berreau, Jan Cober, Michael Zilm, Joana Carneiro, Pedro Carneiro, Peter Rundell, Susanna Malki, Paul McCreesh, Jean Claude Casadesus, Jukka-Pekka Saraste, Magnus Lindberg, Esa Pekka Salonen, entre outros, e participou, ao longo da sua formação, em aulas e masterclasses com: Ricardo Matosinhos, Paulo Guerreiro, Javier Bonet, Jonathan Luxton, Hansjorg Angerer, Ab Koster, Carsten Duffin, Froydis Ree Wekre, José Bernardo Silva, Abel Pereira, Jeff Nelsen, Gabriele Amaru, Radovan Vlatkovic, Hermann Baumann.

É membro fundador do Quinteto Rústico e quarteto de trompas HornProject.

É membro da Banda de Música da Força Aérea Portuguesa.

É Licenciado no Curso de Instrumentista de Orquestra pela Academia Nacional Superior de Orquestra e Mestrando em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa.

Desempenha as funções de docente no Conservatório de Artes Performativas de Almada e é Diretor Artístico da Smile Orchestra.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook