• Morada

    João Manuel Gonçalves da Fonseca Costa
    nº 32, 2º Esq.
    Rua Santo Eloy, nº 32, 2º Esq.
    1675-175 Pontinha

  • Telefone

    914 168 664

João Fonseca e Costa

Composição

Bio Português

João Fonseca e Costa nasceu em 1994 em Ponta Delgada. Iniciou os estudos musicais no Conservatório Regional de Ponta Delgada, na classe de violino de Lídia Medeiros e, mais tarde, Viola D´Arco com a professora Shelley Ross, tendo concluído o Conservatório em 2012.

No mesmo ano ingressou no Curso de Música, variante Composição, na Escola Superior Música de Lisboa (ESML) onde trabalhou com os Professores Luís Tinoco, Sérgio Azevedo, António Pinho Vargas, Carlos Caires, Roberto Alejandro Pérez, José Luis Ferreira, concluindo a Licenciatura em Composição em 2015. Desde o seu ingresso na ESML realizou classes de aperfeiçoamento de Composição com o professor Luigi Abbate e compôs diversas obras, que já foram apresentadas em público, tais como “Açores, descoberta de um novo mundo” para Orquestra Sinfónica (2014), “Hail Mary” (2019) e  “Magnum Mysterium” (2015) para Coro SATB a capella, “De Profundis” para Coro e Orquestra de Sopros (2016), “Mar” para Recitante, Coro e Ensemble de Cordas (2018) e “Retorno” para Violino solo (2017), cuja obra foi encomendada para a 31ª edição do Prémio Jovens Músicos e editada pela Scherzo Editions. Em 2018 participou no ACDA Summer Choral Composers Forum em Betheleem, Estados Unidos, onde trabalhou com os compositores Aaron Jay Kernis e Steven Sametz, tendo escrito e estreado a sua obra “Lux Aeterna” (2018) nesse mesmo fórum.

Paralelamente à composição, tem vindo a trabalhar como coralista (barítono) nos Coros Gulbenkian, Nova Era, Officium Ensemble e com outros agrupamentos vocais com os quais tem participado em diversos concertos e festivais em Portugal e no estrangeiro

É o criador do projeto “Peças Frescas – Edição Açores”, que se destina aos jovens compositores nacionais apresentarem as suas peças nos Açores, sendo que o evento conta já com cinco edições. Foi Bolseiro de Investigação FCT no CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical/Pólo do IPL-ESML, entre 2016 e 2017, sob a orientação do Professor Carlos Caires.

Actualmente é professor de Análise e Técnicas de Composição no Conservatório d´Artes de Loures e tem aulas de canto com Joana Nascimento.

[ Bio inserida a 13 de março de 2019 ]

Bio Inglês

Informação indisponível de momento

Próximas Atuações

Informação indisponível neste momento