João Costa

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

João Costa

Violoncelo

Natural de Vila Nova de Gaia, João Costa concluiu o Curso Superior de Violoncelo na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE).

Foi violoncelista do quarteto de cordas “Ethos”, colaborou com orquestras profissionais e, em concertos ao vivo ou em estúdio, com músicos e grupos como Silence Four, Pedro Abrunhosa, Mesa, Vozes da Rádio, Classificados, entre outros.

Alé da prática instrumental, sua atividade profissional divide-se entre a prática pedagógica e a coordenação de projetos artísticos, destacando-se o cargo de coordenador de projetos com instituições da Direção de Educação e Investigação da Casa da Música em 2005.

Como professor lecionou diversas disciplinas em escolas do ensino vocacional de música em várias regiões do país. Foi um dos responsáveis pela criação da Escola de Música de Perosinho, da qual foi director pedagógico entre 1996 e 2009, sendo seu diretor artístico. Além de professor de violoncelo, dirige várias orquestras escolares e é responsável pela coordenação dos projetos artísticos e pedagógicos da escola, destacando-se os projetos internacionais em que a escola participou (Língua-mãe, Comenius e Erasmus+).

É detentor de uma Pós-Graduação em Gestão e Animação de Projectos no âmbito das Actividades de Enriquecimento Curricular e de um Mestrado em Ciências da Educação (FPCEUP).

Frequenta o 3º ano do Curso Doutoral em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

[ Músicos naturais de Gaia ]
Partilhe
Share on Facebook
Facebook