João Bentes

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

João Bentes

Trompete

João Paulo Ferreira Bentes nasceu no Romeirão, Ericeira, a 12 de Outubro de 1971. Iniciou os estudos musicais aos 12 anos com o seu pai e posteriormente na Banda Filarmónica Cultural da Ericeira. É Licenciado pela Academia Nacional Superior de Orquestra, no Curso de Instrumentista de Orquestra em Trompete, tendo sido aluno do professor David Burt. Concluiu o Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ensino de Música no Instituto Piaget em Almada.

Em Outubro de 1989 ingressa no Exército e no ano de 1992 entra para o Quadro Permanente, ficando colocado na Banda do Exército. Aí desempenha as funções de 1º Trompete Solista e de professor até 2006. Ministrou Cursos de Aperfeiçoamento em todas as Bandas do Exército e foi “Lead Trumpet” na Orquestra Ligeira do Exército durante 9 anos.

Participou em classes de aperfeiçoamento com Allen Vizzutti, Thomas Stevens, Mattias Höfs, Michael Sachs, Pierre Dutot, Jens Lindemann, Friedmann Immer, Laurent Filipe, David Krauss, John Miller, Phill Norris, Murray Greig, Jon Faddis, Jeroen Berwaerts, Fred Sautter, Kristian Steenstrup, Marco Pierobon e Benjamin Moreno.

Particularmente ainda trabalhou com os professores Bo Nilsson, Steve Mason, Jorge Almeida, Sérgio Pacheco e Hugo Alves.

Frequentou Workshops sobre a “Teoria da Aprendizagem” de Edwin Gordon com Michael Martin e Helena Caspurro.

Colaborou com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfónica Juvenil, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Académica Metropolitana e Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.

Com grupos de Música de Câmara atuou por todo o país e também no estrangeiro. Nomeadamente, em Denver (E.U.A.) onde atuou no Internacional Trumpet Guild em 2004 e em Manchester (Inglaterra) no Northern College of Music, em 2005.

Orientou Cursos de Aperfeiçoamento no Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian, Conservatório de Música de Águeda, Conservatório de Artes e Música do Dão, Escola de Artes da Bairrada, Escola Profissional da Jobra e nos IV, V e VI Estágios de Verão e Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão em Amarante.

É professor de trompete na Academia de Música de Santa Cecília.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook