Joana Valente

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Joana Valente

Contralto

Joana Valente é cantora residente do Coro Casa da Música desde 2009.

Licenciada em Canto Teatral pelo Conservatório Superior de Música de Gaia, na classe de Fernanda Correia, concluiu o Mestrado em Performance na Universidade de Aveiro, sobre a obra The Medium de Maxwell Davies. É também Mestre em Música na vertente de ensino, pela mesma universidade, tendo a sua tese como tema A respiração na prática da aula de Canto. É Pós-Graduada em Ópera pelo Ópera Estúdio da ESMAE.

Ministra aulas de Canto no Conservatório Regional de Música de Vila Real e na Escola de Artes da Bairrada.

Em recital com o pianista Nuno Caçote, Joana Valente tem apresentado Homenagem a Pedro Blanco – A Mazurka e a obra para canto e piano e Mar Portuguez de Rui Soares da Costa. Colaborou com o Ensemble Clepsidra, nomeadamente na estreia mundial das obras ReCanto de José Luís Borges Coelho, Voces Hominum de Gerson de Sousa Batista e À Toa de Pedro Dossem, no XXXIX Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim. No contexto do projecto “MÁTRIA – Uma Ópera para o Douro”, estreou a obra Confissões com música de Fernando Lapa e poema de Eduarda Freitas. Ainda em Música de Câmara, colaborou também com o Grupo de Música de Câmara do Porto, o Grupo de Música Vocal Contemporânea e a Capella Duriensis.

Em ópera, Joana Valente desempenhou os papéis de ‘Enfant’ em L’enfant et les sortilèges de Ravel; ‘Feiticeira’ em Dido and Aeneas de Purcell; ‘Bastien’ em Bastien und Bastienne e ‘3ª Dama’ de A Flauta Mágica de Mozart; ‘António’ em Irene de Alfredo Keil; e ‘Jenny’ em Die Dreigroschenoper de Kurt Weill. Trabalhou com encenadores como Peter Konwitschny, António Durães, Fernanda Correia e Marcos Barbosa.

Karl Jenkins, Saint-Saëns, Charpentier, Mozart, Bach, Vivaldi, Handel, Carlos Seixas, António Teixeira, Manuel Cardoso e Carissimi são alguns dos compositores que interpretou enquanto solista em oratória, sob a direcção de maestros como Laurence Cummings, António Florio, Jonathan Ayerst, Filipe Veríssimo e Mário Mateus. Foi ainda solista convidada no grupo Mistério da Cultura.

Outubro 2017

Partilhe
Share on Facebook
Facebook