Joana Silva

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Joana Silva

Violoncelo

Joana Silva iniciou os estudos musicais aos 6 anos na Escola de Música da Tuna Esperança de Santa Maria de Lamas.

Em 1992 iniciou o estudo de Violoncelo na Academia de Música de Paços de Brandão e mais tarde na Academia de Música de São Félix da Marinha sob a orientação de diferentes professores, Daniela de Brito, Miguel Matias, Sharon Kinder, Jorge Ribeiro, Luíza Allen.

Em 1997 ingressou na Escola Profissional de Música de Espinho (EPME) na classe de Gisela Neves.

No ano 2002 foi aceite na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) no curso de Música Variante Instrumento – Violoncelo, na classe de Jed Barahal, onde concluiu o grau de licenciatura.

Frequentou várias classes magistrais, cursos de aperfeiçoamento musical e estágios de orquestra sob direcção de diferentes professores e maestros: Jan Diessehorst, Madalena Sá e Costa, Paulo Gaio Lima, Jed Barahal, Carlos Fontes, Leonardo de Barros, Osvaldo Ferreira, Kevin Wauldron, Ivo Cruz, Omri Adari, António Saiote, Cesário Costa, Pedro Neves, Ferreira Lobo, Jean-Sebastian Béreau, João Paulo Fernandes, Cristiano Silva.

Frequentou diferentes formações tais como Oficina de Desenvolvimento Rítmico – Pedro Oliveira e Joaquim Alves; As Atividades Musicais no 1º ciclo – Maria Antónia Castro; Seminários sobre correntes da Pedagogia Musical – Cristina Brito da Cruz,  Graça Palheiros,Teresa Macedo.

Lecionou as Atividades de Enriqwuecimento Curricular (AEC) de 2004 a 2009 nos concelhos de Gaia e Espinho. Dedica-se ao ensino do violoncelo desde 2000 tendo passado por diversas escolas: Tuna Esperança de Santa Maria de Lamas; Tuna Musical de Mozelos; Centro Cultural e Recreio do Orfeão da Feira; Conservatório de Música de Fornos; Tuna Musical de Anta-Espinho ; Tuna Musical de Argoncilhe; Escola de Música Novos Sons – Ovar; Academia de Música do Orfeão de Ovar; Academia de Música e Artes de Rio Meão; Escola de Música e Artes de Lourosa; Escola de Música de Valdágua ; Escola de Música Amadeus; Academia de Música de oliveira de Azeméis; Academia de Música de Viana do Castelo; Conservatório de Música Jaime Chavinha; Academia de Música de Arouca.

Participou nas 3ªs Jornadas de Pedagogia no Ensino Artístico Especializado da Música, Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, Porto.

Workshop Didática da Música com o Professor Jens Klaassen;

Conferências: Música e Educação Artística; Intercâmbio de Práticas Artísticas e Pedagógicas; Capacitar a Liderança e Melhoria das Escolas; Investigação no Âmbito do Ensino Artístico Especializado da Música; Redes de Cooperação entre Escolas e Universidades.

Encontra-se na fase final (tese) do Mestrado em Ensino da Música, na Universidade Católica Portuguesa – Porto, (Edição 2013/2015).

Partilhe
Share on Facebook
Facebook