Joana Rios, fado, Lisboa

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Joana Rios

Fado

Joana Rios nasceu em Lisboa e começou a cantar profissionalmente aos 16 anos.

A primeira vez que cantou fado foi aos 19 anos para Fernando Maurício que a incitou a perseguir uma carreira como fadista. No entanto, os estudos musicais levaram-na a percorrer vários géneros que fizeram parte da sua formação. Da música clássica ao jazz, passando pela composição, Joana Rios teve um percurso eclético até regressar ao fado.

Foi pela mão do mestre da guitarra portuguesa, António Parreira, que se deu esse reencontro que marcou a sua carreira.

Neste momento é a fadista residente do “Páteo Alfacinha”.

Fado de Cada Um é o disco de estreia de Joana Rios como fadista. Marca definitivamente uma fase de mudança na carreira da artista que encontrou no Fado o seu caminho de maturidade e expressão artística plena.

Joana Rios canta à guitarra e à viola fado tradicional, fado- canção e ainda composições que sendo originais respeitam a estrutura do fado tradicional.

Neste seu disco de estreia canta poetas como José Luís Gordo, Carlos Conde, João Barreiros, Rosário Alçada Araújo, João de Bragança ou ainda Carlos Heitor da Fonseca que assina também as composições originais.

“Fado de Cada Um” é um disco que nos fala da condição de ser fadista, do Fado enquanto destino, do amor e, claro está, de Lisboa como cenário de uma bela história de encantamento entre a fadista e o fado.

Neste seu disco de apresentação Joana Rios é acompanhada à guitarra portuguesa por Eurico Machado e à viola de fado por Pedro Pinhal e Carlos Fonseca.

Fado de Cada Um é uma edição Andorinha Fadista com distribuição digital Altafonte e distribuição internacional Xango Music.

[ Músicos de Lisboa ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook