clarinetista Joana Lopes

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Joana Lopes

Formação Musical . Classe de Conjunto

Joana Nascimento Lopes nasceu em 1992, em Torres Novas.

Iniciou os estudos de Clarinete aos 8 anos, na Sociedade Musical União e Trabalho de Lapas, onde ganhou duas medalhas de mérito. Aos 10 anos, ingressou na Sociedade Filarmónica Lealdade União Ribeirense e no ano seguinte na Sociedade Filarmónica União Pedroguense, filarmónicas onde continua a tocar atualmente.

Em 2006 iniciou os estudos como clarinetista com o professor Vítor Ferreira e mais tarde de piano com a professora Vira Korinna, no Conservatório de Música Choral Phydellius. Anos depois teve ainda aulas de Clarinete com Tiago Alves na Escola de Música da Sociedade Filarmónica União Pedroguense.

Em 2011 iniciou a Licenciatura em Música – Variante de Formação Musical na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Em 2017, concluiu o Mestrado em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto, pela Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, onde desenvolveu a sua Tese: “Canções Portuguesas da segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX, aplicadas ao ensino especializado da música (Formação Musical de 5º grau)”, obtendo a classificação máxima.

Nesse mesmo ano, assumiu a Direção Pedagógica da Escola de Música da Associação Filarmónica e Cultura do Entroncamento, onde lecionou durante três anos.

Ainda em 2017, participou como oradora no Congresso de Investigação e Educação Artística, organizado pela Escola Superior de Educação de Viseu, onde apresentou a investigação: “Património musical português na Formação Musical: do desconhecimento à riqueza didática das obras de compositores nacionais do final do século XIX e da primeira metade do século XX”, dos autores Joana Nascimento Lopes, Maria Paixão e José Raimundo.

Lecionou Formação Musical e Classe de Conjunto no Conservatório de Música Choral Phydellius, no Conservatório de Música Jaime Chavinha e na Academia de Música de Alcobaça. Lecionou ainda Formação Musical na Escola de Música da Associação Filarmónica e Cultural do Entroncamento e na Sociedade Filarmónica União Pedroguense. Atualmente ensina Clarinete e Formação Musical na Sociedade Filarmónica Lealdade União Ribeirense (desde 2009).

Foi maestrina, durante dois anos, do coro Sénior da Casa de S. Bento de Torres Novas.

Em Setembro de 2018, começou a lecionar Formação Musical e Classe de Conjunto no Conservatório de Música de Seia – Collegium Musicum, onde frequenta ainda o curso livre de Violoncelo com a professora Luísa Antunes e onde se mantém atualmente como docente.

[ Bio facultada por Joana Lopes e publicada na Meloteca a 02 de dezembro de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook