Bio+
Joana David
Piano
Joana David nasceu no Porto a 22 de Setembro de 1982, iniciando os estudos musicais aos cinco anos na Academia de Música de Vilar do Paraíso.
Em 2004 licenciou-se em piano de acompanhamento pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto na classe de Jaime Mota e Luís Filipe Sá. No ano lectivo 2002/2003 ganhou o Prémio Eng. António de Almeida atribuído pelo IPP. Em 2009 ganhou o prémio de melhor pianista acompanhador no 3º concurso de canto da Fundação Rotária Portuguesa.
Participou em cursos de aperfeiçoamento e técnica pianística, bem como cursos de música de câmara, tendo trabalhado com Helena Sá e Costa, Luiz Moura e Castro, Havard Grimse, Jorge Fernando Azevedo, Julius Drake, Anne le Bozec, Ilma Rata, Christine Whittlesey e Jan Philip Schulze.
No âmbito da música sinfónica já colaborou com a Sinfonieta, a Orquestra do Norte, a Orquestra Nacional do Porto e a Orquestra Sinfónica Portuguesa. Trabalhou na Academia de Música de Vilar do Paraíso e na Escola das Artes da Universidade Católica.
Completou o curso complementar de canto em 2005.
Fez correpetição para produções das óperas: Le Pauvre Matelot, de Milhaud, Comedy on the Bridge de Martinu, The Telephone de Menotti, A little Madness in the Spring, de António Pinho Vargas (estreia mundial), O Rapaz de Bronze, de Nuno Corte Real (estreia mundial), e ainda D. Giovanni, Le Nozze di Fígaro, L’elisir d’amore, Rigoletto, La Bohème e The Rake’s Progress.
Em 2007 concluiu o curso de pós-graduação em Piano de Acompanhamento da Royal Academy of Music com distinção, na classe de Colin Stone e Michael Dussek. Nesta instituição ganhou os prémios «Alan Murray Scholarship», «Alice Payne Scholarship», Scott Huxley prize (para o melhor pianista acompanhador) “Very highly commended” em “Engling Song” e “Highly commended” em “Russian Song”.
Integra um duo com a soprano Eduarda Melo.
Colabora regularmente com o Teatro Nacional de São Carlos e com a Casa da Música. É pianista acompanhadora da ESMAE e do Conservatório de Música do Porto.