Jano Lisboa violetista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Jano Lisboa

Violeta

Jano Lisboa recebeu o 1º prémio nas categorias de Viola e Música de Câmara Nível Superior no Prémio Jovens Músicos.

Foi premiado na 2009 Watson Forbes International Viola Competition (Escócia) recebendo também um prémio para uma das melhores interpretações da peça obrigatória. Foi o vencedor da Mozart Concerto Competition em Boston e foi galardoado com a Medalha de Cidadão de Mérito pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Trocou o piano pela viola aos treze anos e estudou com José Luís Duarte e Paul Wakabayashi na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e na Academia Nacional Superior de Orquestra em Lisboa.

Mudou-se para Boston nos EUA onde estudou com Kim Kashkashian no New England Conservatory recebendo o diploma de Masters of Music in Viola Performance. Ingressou depois no Instituto Internacional de Música de Câmara, em Madrid, na classe de quarteto de cordas de Rainer Schmidt.

Jano Lisboa foi membro do Quatuor Benaïm (2007-08) – em Paris – efectuando digressões por toda a Europa, Japão e Médio Oriente e é actualmente membro da Orquestra de Câmara de Munique.

Ainda no âmbito da música de câmara trabalhou com Kim Kashkashian, Martha Katz, Paul Katz (Cleveland Quartet), Raphael Hillyer (Juilliard Quartet), Günther Pichler (Alban Berg Quartet), Borromeo String Quartet, György Kurtág, Arditti Quartet e Edward Brunner.

Apresentou-se em concerto tanto a solo como em formações de câmara por toda a Europa, EUA, Brasil, África, Coreia do Sul e Japão. Efectuou concertos em salas de prestígio tais como o Mozarteum em Salzburg, Royal Albert Hall em Londres, Théâtre du Châtelet e Théâtre du Champs-Élisées em Paris, Concertgebouw em Amsterdão, Jordan Hall em Boston, Herkulessaal em Munique, Philharmonie em Berlim, entre outras.

Jano Lisboa trabalhou pessoalmente com o compositor da discográfica ECM (Munique) – Tigran Mansurian – o concerto “…And then I was in time again” que recebeu a sua estreia nacional com a Orquestra do Algarve em 2006.

De forma a promover a música portuguesa, Jano Lisboa apresentou-se a solo interpretando com a Orquestra do Norte o Concertino para Viola de Lopes-Graça e com a Orquestra Gulbenkian o Concerto para Viola de Alexandre Delgado.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook