Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Janete Ruiz

Meio-soprano

Natural do Porto, Janete Ruiz iniciou os estudos musicais no Curso de Música Silva Monteiro, tendo posteriormente concluído o curso geral de canto na Escola de Música do Porto, na classe de Palmira Troufa.

Concluiu o curso superior de canto da ESMAE na classe de Fernanda Correia no âmbito do qual trabalhou também sob a orientação de Jaime Mota, José Luis Borges Coelho e Norma Silvestre, entre outros.

Frequentou classes de aperfeiçoamento com Liliane Bizineche, João Paulo Santos, Rudolph Knoll, Rudolf Piernay, Gundula Janowitz, Jill Feldman e de interpretação de “Lied” com Charles Spencer.

É licenciada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e mestre em Ciências Musicais pela Universidade de Coimbra com uma dissertação sobre a vida e obra da compositora portuense Berta Alves de Sousa, mantendo-se, actualmente, ligada à investigação musicológica na àrea da canção para canto e piano em Portugal.

Apresenta-se regularmente em recitais e concertos como solista sendo de destacar as sua interpretações de Requiem à memória de Camões de Domingos Bomtempo, Messias de Haendel, Gloria de Vivaldi, Missa de Stravinsky, missas luteranas e Oratório de Natal de Bach, Fantasia Coral de Beethoven, Stabat Mater de Pergolesi, Missa da Coroação de Mozart, Canções Populares Judaicas de Schostakovich, Stabat Mater de Haydn, Te Deum de Charpentier. Os seus mais recentes compromissos incluiram a Cantata nº 12, Weinen, Klagen, Sorgen, Zagen de J. S. Bach, o Requiem de Mozart e Magnificat de Vivaldi. Tem-se apresentado sob a direção de José Luis Borges Coelho, Luis Filipe Sá, Leonardo Barros, Mário Mateus, António Ferreira dos Santos, António Vassalo Lourenço, Rui Massena, Richard Gwilt, Roberto Perez, Paulo Lourenço.

Estreou-se em ópera, interpretando o papel de criança em L’Enfant et les Sortilèges de Ravel, uma co-produção do Teatro Nacional S. João/Círculo Portuense de Ópera. Interpretou também a Princesa de Suor Angelica de Puccini no Festival Internacional de Música de Gaia, integrou o elenco da versão de concerto da ópera Joaz de Benedetto Marcello (primeira audição moderna – produção da Porto 2001), de A Casinha de Chocolate (versão portuguesa de Hansel und Gretel de Humperdinck) e de A bela Adormecida (versão portuguesa de La Bella Dormente nel bosco de Respighi).

Integra desde a sua fundação o Grupo de Câmara do Porto que se tem dedicado à divulgação de repertório de música sacra dos séculos XVII a XX, sendo de destacar as estreias de Tenebrae de Fernando Lapa e da cantata Verbum Caro de Nuno Côrte-Real.

Foi laureada com uma Menção Honrosa no Concurso Nacional de Canto Luisa Todi em 2003.

Janete Ruiz lecciona no Centro de Cultura Musical, na ARTAVE e na Fundação Conservatório Regional de Gaia.

2006