Jael Martins

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Jael Martins

Piano

Jael Martins, natural de Almada, iniciou os estudos musicais na Academia de Amadores de Música, tendo prosseguido e concluído o Curso de Piano na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, período em que foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian.

É licenciada em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, tendo realizado estágio na área da musicologia no Serviço de Música da Biblioteca Nacional de Lisboa. No ISEIT de Almada licenciou-se em Piano, onde também frequentou o Mestrado em Performance e o Mestrado em Pedagogia da Música.

Foi membro do Coro de Câmara de Lisboa, dirigido por Teresita Gutierrez Marques, durante 10 anos, tendo realizado inúmeros concertos em Portugal e um pouco por todo o Mundo – Europa, Ásia, África, América – e participado em variadíssimos agrupamentos musicais, dos quais se destacam as colaborações com o Coro Gulbenkian. Participou ainda em várias gravações em disco, para a rádio, televisão e cinema.

O seu interesse pela música vocal levaram-na a colaborar como pianista acompanhadora em recitais de canto e piano e concertos de música coral em variadas salas – Palácio Foz, Fundação Gulbenkian, Palácio das Galveias, Museu da Música, Museu de Arte Antiga, Solar dos Zagallos, Centro Ismaili, Convento dos Capuchos, Igreja do Samouco, Auditório do Fórum Cultural do Seixal, Museu do Azulejo, Instituto Goethe, entre outros.

Participou em diversas masterclasses de piano, direcção coral e pedagogia musical, tendo desenvolvido um especial interesse pelo trabalho produzido por Edwin Gordon na área da Teoria da Aprendizagem Musical, e por Marilyn Lowe, na Pedagogia do Piano.

É professora de piano no Musicentro dos Salesianos de Lisboa e pianista acompanhadora do coro infantil desde 1998.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook