Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Jacinta Almeida

Soprano

Jacinta Almeida nasceu em Leiria, onde iniciou os estudos musicais de Piano e Canto, prosseguindo-os no Conservatório Nacional de Lisboa na classe de  Manuela de Sá. Deslocou a sua residência para Espanha, onde prosseguiu e concluiu o Curso Superior de Canto no Conservatório Superior de Música de Badajoz na Classe de Maria Coronada Herrera.

Obtendo a máxima classificação de fim de Curso, concorreu e venceu o «Gran Premio de Honor» no mesmo Conservatório Superior. Ainda na sua formação aperfeiçoa-se em classes de aperfeiçoamento com Liliana Bizinec, Gundula Janowitz e Galina Pisarenko em repertório e Carleen Graham em arte dramática.

Aperfeiçoa-se assiduamente com o tenor espanhol Ricardo Visus (Director de ópera na Universidade de Minnesota, USA). Na sua actividade musical, as suas actuações têm-na levado por vários países europeus e latinoamericanos: Espanha, Portugal, Inglaterra, França, Brasil, acompanhada de várias orquestras espanholas e portuguesas bem como de vários pianistas.

Como solista de oratória participou na estreia do Te Deum – obra para Orquestra, Coro e Solistas – do compositor do período romântico leiriense Inácio de Azevedo, no ‘Stabat Mater’ de Pergolesi, no Oratório de Natal de C. Saint-Saëns, no Stabat Mater de Rossini bem como na Fantasia Coral para Solistas, Coro, Piano e Orquestra de Beethoven.

No campo da Ópera, interpretou o papel de ‘Condessa’ em As Bodas de Fígaro e de ‘D. Elvira’ em D. Giovanni de Mozart. Preparou também papéis como “Fiordiligi” de Cosi fan tutte de Mozart, “Mìmi” de La Bohème, “Cio Cio San” de Madama Butterfly, “Lauretta” de Gianni Schicchi todas de Puccini e ainda outros papéis de óperas de Bellini, Donizetti, Rossini, Bizet e Verdi.

No campo da música contemporânea estreou várias obras do actual compositor português Vasco M. N. Pereira, apresentadas em diversos teatros espanhóis e portugueses, juntamente com a ‘Orquestra Luso-Espanhola’ e o pianista Amadeu d’Oliveira.

Actualmente apresenta-se em tournée de concertos em Espanha e Marrocos com o pianista espanhol Diego Ramos e em França com o pianista francês Eric Faria. Nos seus futuros compromissos (Abril de 2008) destaca-se uma digressão pelo Médio Oriente com o pianista Éric Faria, divulgando a música portuguesa e brasileira, tendo também sido convidada a ser professora do «I Curso de Canto de Damasco» na Síria.

De destacar ainda uma digressão de recitais pelos Estados Unidos da América, bem como a gravação de um CD de canções espanholas e portuguesas com o pianista Diego Ramos e ainda um segundo CD de música do compositor português Vasco Pereira com o pianista Amadeu Oliveira.

A par da sua carreira concertística, reparte a sua actividade pedagógica entre Espanha e Paris.

14 Março 2008