Bio+
Ivo Pinto
Direção
Natural de Santa Maria da Feira, Ivo Pinto (1994) iniciou em 2008 os estudos musicais na Academia de Música da Banda Musical Leverense com André Ferreira, António Tavares e Hélder Pinho. Prosseguiu os estudos na Fundação Conservatório Regional de Gaia na classe de Trompete de Mário Costa e Ruben Castro.
Licenciou-se em Trompete pela Universidade do Minho na classe de Vasco Faria.
Frequentou cursos/classes de aperfeiçoamento de Trompete com Fernando Ribeiro, Hélder Fernandes, Carlos Martinho, António Silva, Ruben Castro, Luís Granjo, Kevin Wualdron, Pierre Dutout, Benjamim Moreno, Gileno Santana, Bruno Fernandes, Jorge Almeida, Stephen Mason e Rudi Korp. Trabalhou ainda, no contexto de música de câmara, com o decateto de metais “Portuguese Brass”.
Foi-lhe atribuída a “Menção honrosa” na Tribuna “Jovens Intérpretes“ promovida em 2016 pela Fundação Conservatório Regional de Gaia.
Enquanto aluno da Fundação Conservatório Regional de Gaia e da Universidade do Minho, fez parte da orquestra de sopros da FCRG, orquestra sinfónica FCRG, Filarmonia de Gaia, orquestra sinfónica da Universidade do Minho, orquestra de sopros da Universidade do Minho e diversos ensembles de música de câmara.
Participou desde os 19 anos em cursos de direção com José Rafael Pascual Villaplana, Fernando Marinho, Jan Cober, Rafa Agulló, Bart Picquer, Isabell Ruef-Weber, André Granjo, Alberto Roque, Douglas Bostock, Alex Schillings, Mark Heron, Jan Wierzba e Arjan Tien.
Colaborou com alguns projetos de música coral sinfónica e de orquestras e bandas, dos quais se destacam a Orquestra ArtEsemble e a Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira.
Foi dirigido pelos maestros Ruben Castro, Lino Pinto, Saúl Silva, Fernando Marinho, Hélder Tavares, Paulo Martins, Alberto Roque, Mário Mateus, Gabriele Pezone, Gyüdi Sándor, Juan Carlos Lomonaco, Jan Milosz Zarzyckiv Vasco Faria, Jan Cober, Artur Pinho Maria, Sílvio Cortez, Francesco Belli, José Maria Moreno, Vítor Matos e Pedro Neves.
Professor de Atividades de Enriquecimento curricular (AEC) desde 2018 no Município de Vila Nova de Gaia, e coordenador da componente de apoio à família (CAF) em 2020/2021 na Escola Básica Urbano Santos Moura, é também professor de Formação Musical, Iniciação Musical e Classe de conjunto na Academia de Música da Banda Musical Leverense.
Foi professor de Trompete na Academia de Música do Grupo Musical de Argoncilhe e no orfeão de Grijó.
Em 2020 iniciou os estudos de Direção de forma regular na (AEDB) Academia Europeia de Direção de Banda, tendo como principal professor o Maestro Rafa Agulló Albors e o compositor Andrés Alvarez. Nesta Academia surgiu a possibilidade de trabalhar com os Maestros José Rafael Pascual Villaplana, Bart Picquer, André Granjo e Isabell Ruef-Weber.
Apresentou-se em concerto com o Ensemble de Sopros da ESMAE, Orquestra de Sopros da ESMAE, Sociedade Filarmónica de Crestuma, Banda Musical de Lagares e Banda Musical de Arouca.
Em 2024 foi admitido ao “Preparatory Course Master” no “Zuyd Hogeschool-Conservatorium Maastricht” nos Países Baixos, na classe de Direção de Orquestra sob a orientação do maestro Arjan Tien.
Bio facultada por Ivo Pinto, publicada na Meloteca a 31 de maio de 2024
Músicos de Santa Maria da Feira
Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho.