violoncelista Isabel Vaz foto Mariska De Groot

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Isabel Vaz

Violoncelo

Isabel Vaz, natural de Lisboa, começou a estudar violoncelo aos sete anos de idade com Luís Estevão da Silva e Maria José Falcão na Fundação Musical dos Amigos das Crianças.

Completou a sua licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, com Clélia Vital e Irene Lima (música de câmara), e o mestrado no Conservatório de Amsterdão, na classe de Dmitry Ferschtman, com o apoio da Fundação Gulbenkian.

Durante os seus estudos participou em dois intercâmbios, cada um com a duração de um semestre. Teve então a oportunidade de estudar na HAMU, em Praga, com Vaclav Bernasek e na Manhattan School of Music, Nova Iorque, com Alan Stepansky. Participou em masterclasses com Gary Hoffman, Natalia Shakovskaya, Valter Despalj, Giovanni Sollima, Jeroen Reuling, Márcio Carneiro, Michel Strauss, António Meneses.

Integrou, de 2013 a 2015, o Quartetto Indaco com o qual frequentou o mestrado em quarteto de cordas na Hochschule für Musik, em Hannover, com o Professor Oliver Wille. Durante este período, o quarteto apresentou-se em vários festivais internacionais e salas de concerto importantes por toda a Europa e colaborou com músicos de renome internacional, como Bruno Canino e músicos do Quartetto di Cremona.

Foi distinguida em vários concursos nacionais e internacionais, a solo e em música de câmara: 3o prémio e prémio do público no Concurso de Interpretação do Estoril 2012, 1o prémio no Prémio Jovens Músicos 2009 (música de câmara), 1o prémio no Concurso Internacional de Música de Câmara Guido Papini 2013, prémio Jeunesses Musicales Deutschland no Premio Borciani 2014, o 3o prémio no Concurso Internacional de Música de Câmara de Val Tidone 2014, Prémio especial discográfico no Concurso de música de câmara Salieri Zinetti 2015 e o 1o prémio no Concurso de Interpretação do Estoril 2016.

Isabel Vaz encontra-se sediada em Amesterdão e é um dos elementos mais recentes da Noord Nederlands Orkest, com a qual colabora em regime de part-time.

Também se dedica à música de câmara, integrando o Haarlem Piano Trio e, juntamente com o pianista Vasco Dantas, faz parte da direcção artística do Algarve Music Series (antigo Festival Internacional de Música de Câmara do Algarve), festival de natureza anual cuja terceira edição terá lugar em Faro, de 18 a 21 de Outubro de 2018.

Durante as últimas temporadas, Isabel Vaz tem colaborado em concertos a solo com várias orquestras em Portugal e no estrangeiro.

Isabel Vaz toca num violoncelo francês do século XVIII e o seu arco, da autoria de Andreas Grutter (Amesterdão), foi adquirido graças ao apoio da fundação holandesa SEM (Stichting Eigen Muziekinstrument).

Partilhe
Share on Facebook
Facebook