Isabel da Rocha

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Isabel da Rocha

Composição

Nascida no Porto em 1978, Isabel da Rocha recebeu uma educação humanista. Iniciou os estudos musicais na infância, no Externato Jardim Flóri, prosseguindo-os no ensino particular tutorial e no Conservatório de Música do Porto, onde concluiu o Curso Básico de Guitarra Clássica e frequentou o Curso Complementar de Formação Musical. Foi nesta instituição aluna de Fernando C. Lapa na disciplina de Análise e Técnicas de Composição. Desenvolveu estudos de canto com António Salgado, tendo integrado diversas formações vocais.

Licenciada em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, após realizar estágio do ramo científico, trabalhou como investigadora no CIBIO – U.Porto, em Botânica pura e aplicada. Iniciou trabalhos de doutoramento, aos quais renunciou quando decidiu dar à música um espaço mais importante na sua vida.

Licenciou-se em 2015 em Música – variante Composição, na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo) – P. Porto. Foi aluna de Francisco Melo, Miguel Ribeiro-Pereira, Maria João Castro, Michael Lauren, Marina Pikoul, Dimitris Andrikopoulos, Fernando C. Lapa, Filipe Carlos Vieira, Carlos Guedes, Rui Dias e Carlos Azevedo, entre outros.

Participou em classes de aperfeiçoamento com Pauline Oliveros, Betty Olivero, Helmut Lachenmann, entre outros compositores.

Concluiu em 2017 o Mestrado em Composição e Teoria Musical da ESMAE – P. Porto, sob a orientação de Daniela Coimbra e Eugénio Amorim, com defesa da dissertação “A perspective of New Simplicity in contemporary composition: Song of Songs as a case study”, e récitas da sua obra “Song of Songs”, numa colaboração entre o Mestrado em Composição e Teoria Musical e a Pós-Graduação em Ópera e Estudos Músico-Teatrais, Serviços Áudio e Oficina de Luz da ESMAE P.Porto, e a Santa Casa da Misericórdia, com direção geral e produção de António Salgado, encenação de Cláudia Marisa, figurinos de Manuela Bronze, luz de Rui Damas e Fernando Coutinho, som de José Prata e João Sousa, e direção musical de Pedro Monteiro.

No ano de 2018, frequentou masterclasses de tecnologia musical e interfaces de expressão e interação musical com Manuel Brásio, bem como masterclasses online de composição e orquestração com Pedro Macedo Camacho.

Em 2019 concluiu o Mestrado em Ensino de Música – Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa, sob a orientação científica de Nuno Caçote e sob a orientação cooperante de Diogo Novo Carvalho e Nuno Campos, defendendo o Relatório Final “Percursos na Composição: a influência de figuras de referência na motivação para a frequência das disciplinas de Análise e Técnicas de Composição e de História da Cultura e das Artes”.

É professora das disciplinas de Expressão Musical, a serviço da QI Eduka, e Canto e Coro Infantojuvenil, na Escola de Música Pedro Fesch. Desenvolve actividade freelancer como coach vocal e compositora.

[ Bio facultada por Isabel da Rocha e publicada na Meloteca a 31 de julho de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook