Isabel Calado cravo

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Isabel Calado

Cravo

Isabel Calado é intérprete de cravo.

Apresenta-se regularmente em concertos em países europeus como Portugal, Espanha, França e Reino Unido, nos Estados Unidos da América, Singapura e no Japão, como solista e integrada em vários grupos de música de câmara e orquestras.

Das orquestras com as quais trabalhou destacam-se a Orquestra Barroca de Nagoya, a Orquestra do Algarve, a Orquestra do Norte e a Orquestra Com.Cordas. Dos grupos de música de câmara com os quais trabalhou destacam-se o Musica et Tempora, o Ensemble dos Biscaínhos e a parceria de longa data com o tenor, residente no Reino Unido, Márcio da Rosa.

A sua discografia a solo inclui os seguintes CD: Seis Sonatas Prussianas de Carl Philipp Emanuel Bach; Huitiéme et Douziéme Ordres de François Couperin; Quatrième Suites de Pièces de Clavecin de Joseph Bodin de Boismortier; Toccatas, Sonatas e Minuetos de Autores Portugueses do século XVIII. Também gravou Sonatas de Domenico Scarlatti no único cravo português original de 1758 da autoria de Joaquim José Antunes que sobreviveu até hoje e que se encontra no Museu da Música em Lisboa, Portugal. As Sonatas de Domenico Scarlatti foram gravadas no âmbito do projecto internacional designado Maratona Scarlatti. Em parceria com Márcio da Rosa gravou os CD’s: Canções Populares Portuguesas (I) e Canções Populares Portuguesas II. Paralelamente à atividade performativa leciona cravo e baixo contínuo no Conservatório de Música do Porto.

Relativamente à sua formação: estudou cravo na escola em que actualmente leciona, o Conservatório de Música do Porto; concluiu a licenciatura bietápica em Música, variante instrumento e ramo cravo na Escola Superior de Música de Lisboa em 2006; o Mestrado em Ensino da Música na Escola das Artes da Universidade Católica em 2011 e o Doutoramento em Ciências Musicais, Especialidade Ciências Musicais Históricas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas em 2016.

Isabel Calado aperfeiçoou conhecimentos com intérpretes de cravo de renome como: Gustav Leonhard, Carole Cerasi, Terence Charlston, Jacques Ogg, Ilton Wjuniski, Ketil Haugsand, Rinaldo Alessandrini, Giorgio Cerasoli, Laurence Cummings, Sieber Henstra, entre outros.

Recebeu em 2005 um prémio de mérito atribuído pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

Partilhe
Share on facebook
Facebook