Ingrid Sotolarova

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ingrid Sotolarova

Piano

Ingrid Sotolarova nasceu em Brno, República Checa. Iniciou os estudos musicais aos seis anos.

Durante o tempo da sua formação conquistou diversos prémios em concursos de piano no seu país natal: 1.Prémio no Concurso Nacional de Piano das Escolas Musicais Básicas de Checoslováquia, Diploma de finalista do Concurso Internacional “Prémio Beethoven”, III. Prémio e III. Prémio com Prémio Especial para Interpretação de Música Contemporânea no Concurso Nacional “Prémio Beethoven”, e ainda três vezes 1. Prémio nos Concursos Académicos de piano dos estudantes da Academia Superior das Artes Musicais de Janácek, Brno.

Obteve o Diploma de Interpretação e Pedagogia de piano em Conservatório Estatal de Música de Brno.

Continuou os estudos na Academia Superior das Artes Musicais de Janácek (Janácek Academy of Music and Performing Arts Brno) em classe da professora Inessa Janickova, estagiária de H. Neigaus. Finalizou os estudos com a Licenciatura e Mestrado de Interpretação Pianística e Pedagogía de piano.

A continuação trabalha como pianista acompanhadora e membro da Orquestra da Ópera e Ballet de Teatro Nacional de Brno e Assistente Especial no Departamento de Cordas e Canto de Ópera em Academia Superior das Artes Musicais de Janácek.

A partir de 1992 prosseguiu a sua actividade docente e pianística em Espanha (Galiza) e em Portugal. Tem trabalhado como pianista titular do Coral Casablanca Vigo (Galiza), como docente nos conservatórios de música Mayeusis e Coppélia em Vigo; como docente e pianista acompanhadora nas escolas profissionais artísticas EPMVC (Viana do Castelo), Artave (Santo Tirso) e Conservatório de Guimarães, e ainda como assistente convidada – pianista acompanhadora no Departamento de Música Universidade do Minho (Braga) e na ESMAE (Porto).

Os seus alunos de piano têm sido premiados em concursos nacionais e internacionais em Espanha, Portugal, França e República Checa (num total 19 prémios).

Ingrid Sotolarova tem actuado em festivais internacionais de Música (Outono Musical Brno, República Checa, The Prague Horn, Guimarães Allegro, Verão Clássico CCB Lisboa e Festival Internacional Costa Atlântica).

Como solista, pianista acompanhadora e orientadora de masterclasses e workshops de piano realizou digressões à República Checa, Espanha, Portugal, Alemanha, Grécia e Brasil. Gravou o CD Metamorphoses com o saxofonista Luís Ribeiro e editou o CD Piano Kaleidoscope (recompilação da selecção dos recitais a solo).

Foi convidada a integrar o júri no Concurso Internacional de piano ProBohemia Ostrava 2017 e 2018 e Concurso Internacional de piano Vitezslav Novak 2016, 2017 (ambos na República Checa).

Integra o Duo Metamorphoses com o saxofonista Luís Ribeiro (Portugal), GiArt Duo com o tenor Gabriel Lezcano (Espanha/Suécia), Duo INSOMA com a flautista Sophia Mavrogenidou (Grécia) e recentemente Duo Reencontros com a oboísta Sofia Brito (Portugal).

Actualmente trabalha como assistente convidada – pianista acompanhadora em Escola das Artes da Universidade Évora e é professora de piano em Conservatório Regional de Vila Real de Santo António, Algarve.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook