Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ines Thomas Almeida

Meio-soprano

Nascida na República Dominicana, Ines Thomas Almeida cedo se mudou para portugal, onde cresceu como bilingue e com dupla nacionalidade. Concluíu o curso de Piano no Instituto Gregoriano de Lisboa na classe de Luiza Gama Santos. Seguidamente frequentou o curso de canto na Universidade de Évora na classe de Liliana Bizineche. Obteve em dois anos consecutivos a bolsa de mérito da Universidade de Évora, concedida ao melhor aluno de cada curso.

Ines Thomas Almeida continuou os estudos de Canto na Alemanha, na Escola Superior de Música e Teatro de Rostock, na classe de Klaus Häger (Ópera de Berlim), tendo concluído este curso em 2007.

Outros professores importantes foram Christian de Bruyn, Karl-Heinz Zettl, Reinhard Schau, Markus Johannes Langer, KMD Prof Hartwig Eschenburg. Fez parte do Ensemble de Ópera desta escola, tendo apresentado em palco diversos papéis de ópera, como por exemplo Orfeo em Orfeo ed Euridice de Gluck, Orsola em Il Campiello de Wolf-Ferrari e Zia Principessa em Suor Angelica de Puccini.

Para além disso, foi solista em numerosos concertos e oratórios como o Oratório de Natal de Bach, o Messias de Händel, e In Terra Pax de Frank Martin, entre muitos outros.

Participou em diversas masterclasses, por exemplo com Krisztina Laki (Budapeste/ Viena), Jill Feldman (Lisboa), Teresa Berganza (Espanha, Portugal), Hanna Schwarz (Rostock) e Klaus Häger (Rostock).

Um ponto importante do seu trabalho é o recital com piano. Assim, canta regularmente em Portugal e na Alemanha em numerosos recitais com variados temas, sendo o apreciado recital Noite Espanhola, um espelho da sua interpretação cuidada e temperamento apaixonado.

Actualmente é meio-soprano residente da Companhia de Ópera Canteatro em Berlim.

Ines Thomas Almeida foi laureada no Concurso Internacional de Canto Schloss Rheinsberg 2008, que decorreu na Deutsche Oper Berlin e no Teatro Mariinski de São Petersburgo.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook