Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Inês Simões

Soprano

Inês Simões começou os estudos musicais na Fundação Musical dos Amigos das Crianças, onde aprendeu violino e piano. Integrando o coro de crianças desta escola, participou desde cedo em óperas no Teatro Nacional de São Carlos, como Perséfone, Street Sceene, La Bohème, Parsifal e La morte di Lazzaro. Aprofundou os seus estudos de piano com António Toscano e começou as aulas de canto com Lúcia Lemos.

Estudou durante um ano na Universidade de Évora, no curso superior de canto. Licenciou-se em canto na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe da meio-soprano Liliana Bizineche. Actualmente prossegue os estudos com a mesma a nível particular e com a soprano Susan McCulloch em Inglaterra. Está a especializar-se no repertório de canção em Amesterdão, no curso de aperfeiçoamento ” International Lied Masterclass “para pós-graduados, com Udo Reinmann, David Selig e Rudolf Jansen.

Frequentou classes de aperfeiçoamento com Ricardo Visus, Manuel Cid, Eleane Netwing, Yvonne Minton, Loh Siew Tuan, Graham Johnson, Sarah Walker, Susan McCulloch e Rudolf Jansen.

Estreou-se como Bastienne em Dezembro de 2004 em Évora, sob a direcção de Max Rabinovich. Fez em Maio de 2006 o papel de Aminta da ópera Il Re Pastore de Mozart em Lisboa, Alcochete e na Maia, sob a direcção de Jean-Marc Burfin. Em Julho de 2008 interpretou o papel de Susanna da ópera Il Segreto di Susanna de Wolf-Ferrari, espectáculo integrado no Festival de verão do Convento dos Capuchos, numa versão de concerto com o barítono Diogo Oliveira e o maestro Kodo Yamagishi.

Deu o seu primeiro recital a solo no Palácio da Independência em Abril de 2006. A 10 de Outubro de 2006, fez um recital no Teatro D. Maria II, o qual foi transmitido em directo para a Antena 2. Em Julho de 2007 cantou num dos recitais do Festival do Estoril, como resultado da obtenção do Prémio de Excelência do Curso de Verão para Jovens Cantores Internacionais em Agosto de 2006. Participou num concerto aberto gravado em directo para a Antena2 em Fevereiro de 2008, com formação camerística de canto, clarinete e piano.

Foi um dos seis finalistas do Segundo Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa em Abril de 2008 e obteve o Segundo Prémio na modalidade de canto da Segunda Edição do Concurso para Jovens Intérpretes, Prémio “José Augusto Alegria”, em Julho de 2008.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook