Inês Mesquita

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Inês Mesquita

Piano

Inês Mesquita nasceu em Coimbra em 1980 e iniciou os estudos musicais aos seis anos. Ingressou depois no Conservatório de Música de Coimbra, na classe de Rita Dourado, onde concluiu o curso Complementar de Piano.

Em 2001 concluiu o Bacharelato em Piano na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto na classe de Madalena Soveral. No ano seguinte frequentou a Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de Tânia Achot, onde se licenciou com média final de 19 valores.

Ao longo do seu percurso musical frequentou vários cursos de aperfeiçoamento com professores como Mariane Rybicki, Vladimir Viardo, Bernard Ringeissen, Tânia Achot, Vitalij Margulis, Markus Groh, Sequeira Costa e Lazar Berman, entre outros. No ano lectivo de 1999/2000 foi-lhe atribuída uma Bolsa de Mérito pelo Instituto Politécnico do Porto e em Maio de 2001 foi galardoada com o 1º Prémio no X Concurso Luso-Brasileiro de Piano “Maria Campina” em Faro.

Em 2001, Inês Mesquita integrou a orquestra da Escola Superior de Música do Porto, na interpretação de “Petrushka” de Stravinsky, realizando concertos nos Festivais de Música de Coimbra, Estoril, e na cidade de Roterdão.

Em Setembro de 2002 foi aceite na Accademia Europea di Música, em Como, onde se encontra actualmente, com o estatuto de Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, a fazer uma pós-graduação sob a orientação do pianista Lazar Berman. Em Julho de 2003 obteve o primeiro lugar na categoria de Piano Superior na 17ª edição do Prémio Jovens Músicos, promovido pela Rádio Difusão Portuguesa.

Em Setembro tocou como solista com a Orquestra Gulbenkian o 1º Concerto de Rachmaninov dirigida pelo maestro Osvaldo Ferreira. De entre muitos outros recitais ao longo do seu percurso artístico, apresentou-se recentemente em Itália num ciclo de concertos dedicado à integral das Sonatas de Beethoven.

10 Outubro 2004