Inês Filipe, pianista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Inês Filipe

Piano

Inês Filipe, pianista portuguesa, natural de Aveiro, é vencedora de inúmeros prémios em concursos de piano Nacionais e Internacionais tais como Prémio Interpretação Frederico de Freitas, Paços Premium, Concursos de Piano do CMACG, Concorso Internazionale Città Di Paola, Elisa Pedroso, Concurso Internacional Cidade do Fundão, destacando-se o “Prémio Antena2” do XVII SIPO Internacional Piano Festival, sob o olhar atento de um prestigiado painel de jurados que contou com a presença de Boris Berman, Luiz de Moura Castro, Josep Colom e Paul Badura-skoda.

Apresenta-se regularmente em recitais como solista, contando já com performances em inúmeros países tais como Espanha, Inglaterra, França, Itália, Bélgica, Alemanha, Tailândia, etc.

Em Portugal actuou a solo na SIPO (Internacional Piano Festival), num recital transmitido em direto para a Antena 2; PianoPorto Festival, Museu Nacional da Musica; Festivais de Outono’18; Ciclo “Hands on Piano 2018”; Dias de Música em Belém (CCB); Casa da Música- Porto “100 Pianistas para a Dona Helena”, Ciclo de Concertos de Coimbra’19; entre outros.

Estreou-se como solista com a Orquestra Filarmonia das Beiras em 2018, sob a direcção do maestro Ernest Schelle.

Apresenta uma grande versatilidade no que diz respeito à escolha e execução do repertório pianístico, incluindo obras em concerto que vão desde Bach até música contemporânea. O interesse pela música música moderna e contemporânea portuguesa faz com que desempenhe um papel activo na divulgação da mesma, contando já com várias estreias de obras de compositores portugueses, destacando-se a parceria com o premiado compositor Gerson Batista.

Inês Filipe integra vários projectos de música de câmara nomeadamente o ArsisTrio (grupo formado com o violetista Francisco Lourenço e clarinetista Ângelo Santos) e ContinuoDuo (duo de piano a 4 mãos formado com a pianista Patrícia Sousa), com os quais se apresenta frequentemente em concerto.

Ao longo do seu percurso artístico tem aprofundado os seus conhecimentos em classes magistrais de piano com os mais conceituados pianistas tais como Paul Badura-Skoda, Josep Colom, Constantin Sandu, Luiz de Moura Castro, Aquilles Delle Vigne, Jaime Mota, Paulo Oliveira, Fernando Rossano, Constantin Ionescu-Vovu, Boris Berman, entre outros.

Frequentou o Conservatório de Música de Aveiro, na classe de Patrícia Sousa. Paralelamente aos estudos musicais frequentou o curso de Engenharia Civil na Universidade de Aveiro, terminando a licenciatura no ano 2014.

Licenciou-se em Performance de piano, na classe de Fausto Neves na Universidade de Aveiro (2017). Realizou (2017/2018) pós-graduação em performance de piano no Conservatori Superior Del Liceu Barcelona, na classe do pianista Josep Colom.

Encontra-se a realizar Mestrado em Performance de piano no Conservatorio Stanislao Giacomantonio-Italy na classe de Rodolfo Rubino.

[ Bio facultada por Inês Filipe e publicada na Meloteca a 22 de maio de 2020 ]

Músicos naturais de Aveiro
Partilhe
Share on Facebook
Facebook