Inês Delgado
Violino
Nascida no Porto, Inês terminou em 2018, a licenciatura em música, violino, no Royal College of Music na classe do virtuoso Yuri Zhislin, tendo também estudado violino barroco com Adrian Butterfield.
Voltará à mesma instituição no próximo letivo para mais dois anos de mestrado, contando com o generosíssimo apoio de uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian.
Vencedora de uma das duas posições no Evolve Scheme 2017/18 da English National Opera, Inês teve a oportunidade de trabalhar este ano letivo com a prestigiosa orquestra inglesa.
Também vencedora do Arkady Futer Special Prize 2017, em Gijón (Astúrias), a jovem violinista apresentou-se a solo com a Tchaikovsky Camerata.
Inês teve a oportunidade de tocar e aprender com famosos violinistas tais como Oleksandr Semchuk, Felix Andrievsky, Natalia Lomeiko, Ani Schnarch, Leonid Kerbel, Mari Tempere e Bartek Niziol, assim como maestros tais como Bernard Haitink, Nicholas Collon, Ben Palmer, Pedro Neves, entre outros.
Inês colabora frequentemente com orquestras profissionais, destacando-se a Tchaikovsky Camerata, Covent Garden Sinfonia e Suffolk Philharmonic Orchestra.
A paixão da violinista por música de câmara vem já desde a sua infância, tendo neste momento dois grupos principais: o Salomé String Quartet (quarteto de cordas) e o Aida Duo (violino e piano).
A Inês toca num violino Pedrinelli de 1835, generosamente concedido pelo Royal College of Music.
30 de junho de 2018