Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ilda Maria

Acordeão

Ilda Maria, natural de São Francisco da Serra, concelho de Santiago do Cacém, começou a tocar aos 5 anos e a partir daí o acordeão passou a fazer parte do seu dia-dia de criança.

A curiosidade deu origem a uma paixão e a paixão a um grande amor por este maravilhoso instrumento que é o acordeão. Tinha 8 anos quando atuou pela primeira vez em público na sua terra natal, e a partir daí não mais pararam as suas atuações. Passados alguns anos, não muitos estreou-se aos microfones da Rádio Club Português, seguindo-se a Emissora Nacional onde passou a atuar não só em serões para trabalhadores como também em programa de variedades.

Seguiram-se as suas primeiras gravações, experiência que viria a repetir-se com regularidade a convite de várias editoras. Finalmente em 1997, França foi o país escolhido para gravar o seu primeiro CD intitulado “Meu sonho Lindo “. Em 2004 surge o seu segundo CD com o titulo “Reencontro“, igualmente gravado em França, nos estúdios de Eric Bouvelle. Autora de mais de 100 melodias e muitos arranjos, possui mais de 20 discos gravados.

Ao mesmo tempo que desenvolvia esta atividade no estúdio, Ilda Maria nunca deixou de atuar em público, tanto no nosso país como no estrangeiro. De destacar as atuações nos Estados Unidos da América, junto de comunidades portuguesas. Atuações em França nomeadamente na televisão francesa no programa “ChanceAuxChanson”de Pascal Sevran. Em Portugal, Ilda Maria tem atuado na RTP1 em programas como “ Praça da Alegria”, “Há horas felizes”. Jardim das Estrelas”, entre outros. Na Sic no programa “ sic 10 horas” como convidada residente.

De 3 a 9 de Novembro de 2008, Ilda Maria deslocou-se a Macau a convite da casa de Portugal, ali situada a fim de atuar nas festas da Lusofonia, onde teve grandes êxito. Festas essas que tiveram a cobertura de estações televisivas de Hong Kong e de Pequim.

A par de toda esta atividade como acordeonista Ilda Maria concluiu o 8ºano do Curso Complementar de Acordeão e respetivas disciplinas do Conservatório ministrado pelo Instituto Musical Matono, foi membro solista da orquestra desta instituição e participou no Seminário especial de acordeão realizado no Instituto Musical Matono, dirigido por Vladimir Zubitsky em 1999.

Ilda Maria é possuidora de inúmeras recordações tais como, diplomas, placas, medalhas entre outras, que lhe têm sido atribuídas tanto no estrangeiro como em Portugal. De referir contudo a sua homenagem através de uma grandiosa gala internacional de acordeão, no Cine Teatro Granadeiro em 26 de Fevereiro de 2005, em Grândola, aquando do lançamento do seu segundo CD ”Reencontro”. Salientando no entanto a atribuição no dia 27 de Outubro de 2008, da medalha de Mérito Municipal, pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Grândola o Dr. Carlos Beato.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook