Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ilda Coelho

Guitarra

A guitarrista Ilda Coelho nasceu em Alcobaça, Portugal. Estudou na Escola de Música do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL CA) com Ana Barbosa e mais tarde no Conservatório de Música D. Dinis, em Odivelas, onde integrou a classe de José Mesquita Lopes.

Concluiu em 2002 o Título de Professor Superior de Guitarra no Conservatório Estatal Superior de Música de Vigo (Espanha), sob a orientação de Tomas Camacho e José Luiz Fernandez, finalizando os seus estudos com este último, onde termina com a mais alta classificação em Pedagogia Especializada de Guitarra. É licenciada e profissionalizada em Guitarra.

Participou em cursos com Alberto Ponce, Alex Garrobé, Margarita Escarpa, David Russell, Leo Brouwer, Robert Brightmore, Eduardo Isaac, entre outros, uns como participante, outros como ouvinte.

Ilda Coelho tem formação complementar na área da musicoterapia, tendo frequentado diversos workshops.

Como membro do Díptico Duo (guitarra e flauta) realizou concertos por todo o país, tocando nas mais diversas salas de concerto e festivais de música, nos quais se conta o Festival Internacional de Tomar. Colaborou com o TILT, Núcleo Coreográfico de Leiria, com coreografia de Catarina Moreira num projecto de Tango de Astor Piazzolla, com música ao vivo., com o qual fez digressão por várias salas do país. Apresenta-se em concerto com diversas formações: Iberia Guitar Duo, Guitarra e flauta transversal e em sexteto de guitarras.

Como membro do antigo Trio de Guitarras de Leiria participou em inúmeros concertos, entre os quais se conta o realizado no Auditório David Russell, em Vigo, Espanha, na Semana da Guitarra, Ciclo organizado por Margarita Escarpa. Foi laureada no Prémio Instrumental Município de Odivelas em 1999. Estreou diversas obras, entre as quais se contam algumas para ensemble de guitarra.

É professora de Guitarra e Classe de conjunto na Escola de Música do OL CA e de Guitarra e Música de Câmara no Curso Profissional de Instrumentista de Cordas e Teclas do Orfeão de Leiria C.A. e Escola Secundária Domingos Sequeira, curso este do qual é Directora desde 2009.

Foi júri convidado no Concurso Nacional de Guitarra de Ourém/Fátima em 2007 e 2009 e no Concurso Nacional de Guitarra de Leiria em 2008, 2009 e 2010. Foi também júri em Concursos Internacionais de guitarra, onde se destacam: Concurso Internacional de Guitarra Clássica de Sernancelhe, 2010, e Concurso Internacional de Guitarra de Leiria, 2010.

Os seus alunos são frequentemente laureados em concursos musicais nacionais e internacionais.

Ilda Coelho é directora artística e executiva do Festival Internacional de Guitarra de Leiria e em conjunto com Sónia Leitão directora artística do ciclo de Concertos “A Guitarra no Outono”.

Orientou já diversos cursos de aperfeiçoamento em Portugal.
Encontra-se neste momento a fazer investigação na área da Pedagogia e História da guitarra.

Tem na sua agenda próxima a Leccionação de masterclasses em Portugal e no Brasil, onde neste caso se apresentará em concerto integrando o Iberia Guitar Duo.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook