Contactos
Clique no botão, se quiser apresentar os seus contactos no site Meloteca.
Hugo Santos
Trompete
Hugo Santos, trompetista, iniciou os estudos musicais na Banda de Moreira da Maia. Aos 13 anos ingressou no Conservatório de Música do Porto na classe de trompete do professor e Paulo Silva e, três anos, depois do professor Rui Brito com o qual acaba o 8º grau de trompete com a classificação de 16valores.
Frequentou master classes com prestigiados trompetistas como Allen Vizzutti, David Krauss, Phil Norris, Michael Sachs , John Miller, James West, Hedley Benson, Hakan Hardenberger , Jens Lindemann, Christopher Martin , Charles Schlueter, Wayne Bergeron, Manuel Laureano, Greig Murray, Fábio Brum entre outros.
Actuou em palco com diversas orquestras de jovens músicos como Orquestra Nacional dos Templários em 2001, Orquestra dos conservatórios Nacionais de Música em 2002, Orquestra da Escola Superior de Música de Lisboa entre 2002 e 2006, Orquestra Sinfónica Juvenil 2003/04/05 entre outras.
Apresentou-se como solista com a Banda Sinfónica Portuguesa em Abril de 2006, e com a orquestra da Escola Superior de Música de Lisboa em Maio de 2007, onde executou o concerto de Henry Tomasi.
Realizou vários concertos de música de câmara com quinteto de metais e de trompetes entre os quais se destaca a participação no International Trumpet Guild de 2007 em Amherst, Boston.
Já actuou em palco com diversas orquestras profissionais Portuguesas como Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Sinfonieta de Lisboa, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra Portuguesa de Opera, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, OrchestraUtópica. Nestas teve a oportunidade de trabalhar sob a batuta de prestigiados maestros como, Lawrence Foster, Will Humburg, James Tugle , António Pirolli, António Saiote, Vasco Pearce de Azevedo, Nikolai Lalov, Rui Massena, Francisco Ferreira, Christopher Bochman, Giovanni Andreoli, Alexander Lazarev, Donato Renzetti, Michael Zilm, Giancarlo Guerrero, Cesário Costa, Stanislaw Skrowaczewski, Jun Markl , João Paulo Santos , Pedro Carneiro, Joana Carneiro, Michel Corboz, , Simone Young, Susanna Malkki, Christopher Konig, Peter Rundel, entre outros.
Entre Junho e Agosto de 2007 foi chefe de Naipe de Trompete na Orquestra da Companhia Portuguesa de Ópera.
Entre 2005 e 2009, fez parte do corpo docente da Academia de Música Costa Cabral.
Fez parte ainda do corpo docente do orfeão de Ovar, da Academia de Música de Torres Vedras (FISICA) e da Escola de artes da Sociedade Artística Musical dos Pousos nos anos de 2007/09.
Em Julho de 2007 termina a sua licenciatura, em Trompete, na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe dos professores Steve Mason e David Burt com média final de 17 valores.
Em Março de 2008 ganhou o concurso para solista B da Orquestra Nacional do Porto (contrato temporário até Outubro de 2008).
Foi professor de Trompete no 1º e 2º Estágios de Verão e Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão realizados em Amarante.
Em Março de 2009 realizou provas na Escola Superior de Música de Lisboa onde foi admitido no Mestrado profissionalizado desta escola.
No ano lectivo de 2009/10 ganhou o concurso público para professor de trompete da Escola de Música do Conservatório Nacional, onde continua a leccionar as disciplinas de trompete e Música de Câmara.