Hugo Rodrigues violinista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Hugo Rodrigues

Violino

Hugo Rodrigues iniciou os estudos musicais na Escola Profissional de Arte de Mirandela, com Anna Kratochvilova, e concluiu o Curso Superior na Universidade de Aveiro.

Durante a sua formação enquanto instrumentista fez parte da Orquestra das Escolas de Música Portuguesas, Orquestra de Jovens Luso-Francesa da Juventude e a Orquestra Portuguesa da Juventude, com as quais colaborou regularmente.

Trabalhou com violinistas nacionais e internacionais como: Jorge Teixeira (Orquestra Gulbenkian), António Anjos (Orquestra Gulbenkian), Gerardo Ribeiro (aluno de Ivan Galamian e professor na Universidade de Meadownmount School of Music), Bernard Mathern (professor na École Normale de Musique de Paris), António Figueiredo (concertino na Orquestra Sinfónica Portuguesa, graduado pela Royal Academy of Music), Vasco Broco (Orquestra Gulbenkian), Gerald Fischbach (Presidente da Associação Americana de Cordas e Professor na Universidade de Maryland), Ronda Cole (Membro da Associação Americana “Suzuki”), Aníbal Lima (Orquestra Gulbenkian e Orquestra Metropolitana de Lisboa), Valemtim Stefanov (Conservatório de Música de Sofia – Bulgária), entre outros.

Frequentou ainda os XI Cursos de Aperfeiçoamento Musical, como elemento executante, realizado em Abril de 1993, sob a orientação de André Gousseau, na Academia de Música S. Pio X, em Vila do Conde. XII Cursos de Aperfeiçoamento Musical, como elemento executante, realizado em Abril de 1994, também sob a orientação de André Gousseau, na Academia de Música S. Pio X.

Frequentou ainda o Curso de Aperfeiçoamento Musical da Escola Superior de Música Rainha Sofia (de Madrid), orientado pelo professor Zakhar Bron, promovido pelo Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, de 5 a 7 de Março de 1996.

Em 1994 gravou o primeiro CD com a Esproarte em Banff (Canadá) tendo Arnold Allum como maestro e onde participou no Banff International Festival. Em 1996 participou no Aberdeen International Youth Festival, na Escócia, onde foi escolhido para integrar a Orquestra do Festival, com a qual participou numa gravação para a BBC.

De 1999 a 2001 participou em espectáculos como O Retábulo do Mestre Pedro de Falla, Lo Spezialle de Joseph Haydn e Cosi Fan Tutte de Wolfgang Amadeus Mozart – Porto 2001 Capital Europeia da Cultura.

A nível pedagógio exerceu funções como docente em diversas escolas como o Conservatório de Música de Coimbra, Conservatório de Música de Braga, Conservatório de Música de Bragança, Escola Superior de Educação de Bragança.

Desde o ano lectivo de 2002/2003 lecciona as disciplinas de violino e naipe na Escola Profissional de Arte de Mirandela, onde ocupou o cargo de Director Artístico e Coordenador de Música de Conjunto. Lecciona ainda a disciplina de Violino no Conservatório de Música de Bragança.

[ Inserido a 25 de fevereiro de 2019 ]