Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Hugo Correia

Violoncelo

Hugo Miguel Pires Correia nasceu a 30 de janeiro de 1977 em Mirandela. Em 1990 iniciou os estudos musicais na Escola Profissional de Arte de Mirandela na classe de violoncelo de Arnold Allum no curso básico de Instrumentista de corda. Oficialmente, as suas aulas de contrabaixo iniciaram-se no ano lectivo de1992-93 com Alexandre Samardjiev.

Concluiu o Curso Profissional de Instrumentista de Corda Nível 3 no ano de 1996 na Escola Profissional de Arte de Mirandela. Foi admitido no Conservatório Regional de Rueil-Malmaison no nível Superior, na classe de contrabaixo de Richard Bertrand. No ano de 1997 foi admitido no Conservatório Superior de Musica e Dança de Paris na classe de Contrabaixo de Vincent Pasquier como Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

Foi convidado para professor das classes de Contrabaixo, Musica de Câmara e Orquestra na Escola Profissional de Mirandela, ano lectivo de 1998/2000.

Foi admitido na classe de Violoncelo de Pereira de Sousa na Universidade de Aveiro e no curso de produção Áudio na ESMAE no Porto no ano de 1999. Na ESMAE frequentou a Licenciatura no Curso de Produção Musical em 2000/2001. No ano 2000 integrou como Solista A o naipe de Contrabaixos da Orquestra Filarmonia das Beiras.

Em 2010/2011 frequentou a licenciatura em Composição com Sara Carvalho no Departamento de comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Em 2013/2014 frequentou o mestrado em Composição com Sara Carvalho na mesma universidade.

Hugo Correia é um multi-instrumentista nascido em Trás-os-Montes. Tem dividido a sua vida artística entre a carreira de músico de orquestra, como Solista A do naipe de contrabaixos da Orquestra Filarmonia das Beiras desde o ano 2000.

Como produtor discográfico, tem produzido alguns discos relevantes. No Jazz, produziu o disco a Solo do pianista e compositor Filipe Raposo; o disco do “primeiro prémio Sassetti” do pianista e compositor Vasco Miranda e o recente disco “AXES” do saxofonista João Mortágua. Na Música Erudita, produziu disco a solo “Sofomania “ de Henrique Portovedo onde assina todas as obras gravadas, inclusive o seu concerto para Saxofone, EWI e Banda Sinfónica tocado em Estrasburgo na conferência mundial do Saxofone pela Banda Sinfónica Francesa dirigida pelo Maestro F.Boulanger. Na POP, produziu o disco dos Hot Air Balloon nomeado para os Independent Music Awards 2016 em Nova York. Na World, produziu os discos dos Gnomon e Alma Menor e na música “alternativa “ o disco dos Abstaqkt Sir Q.

Como compositor destacam-se os projectos Fadomorse, Só Vicente e O Lendário Homem do Trigo. Tem parceria desde o anos de 2007 com a companhia de Teatro de Aveiro Efémero e com o Teatro Universitário de Aveiro – Gretua, como compositor de bandas sonoras.

[ Músicos de Mirandela ]

Clique AQUI para saber mais sobre músicos de Mirandela

Bio facultada por Hugo Correia, publicada na Meloteca a 19 de fevereiro de 2021

Partilhe
Share on Facebook
Facebook