Cónego Hermenegildo Faria

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Hermenegildo Faria

Cónego . Ensino . Composição

O cónego Hermenegildo José das Neves Faria nasceu em 26 de fevereiro de 1967 na freguesia de Creixomil, concelho de Guimarães onde fez os estudos secundários, tendo frequentado o Conservatório de Guimarães na classe de piano de Norma Santos.

Em 1985, foi admitido na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto no curso de Astrofísica.

Na mesma cidade do Porto, continuou ainda a sua formação musical frequentando o Coral de Letras da Universidade do Porto dirigido pelo maestro José Luís Borges Coelho, o Coro Gregoriano da Igreja da Lapa dirigido pelo cónego Ferreira dos Santos e o curso de história da música ministrado pelo maestro Vitorino de Almeida.

Neste mesmo período, recebeu a sua primeira formação em de composição junto de Eurico Carrapatoso.

Em 1990, entrou no mosteiro beneditino de Notre-Dame de Belloc, no País Basco francês, onde, no quadro da formação monástica, continuou estudos de aprofundamento em formação musical, com aulas de canto gregoriano e órgão com o organista Martin Moro.

Em 1995, já em Paris, estudou Composição e Órgão na classe do mestre Pierre Doury, na Schola Cantorum de Paris, tendo tirado o curso de Escrita musical.

Em 2000, regressado a Portugal, entrou ao serviço da arquidiocese de Braga. Fez parte da equipa formadora do Seminário Menor onde deu aulas de Música e Canto Coral.

Em 2019, foi nomeado Vigário arquiepiscopal para a Celebração da Fé, membro do Departamento Arquidiocesano para a Música Sacra e da direção da Revista de Música Litúrgica SALICUS.

É ainda professor de Hebraico na Faculdade de Teologia de Braga, pároco de Real e Dume e Diretor Espiritual no Seminário Maior.

Bio facultada por Hermenegildo Faria, publicada na Meloteca a 12 de março de 2021

Músicos naturais de Guimarães

Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook