Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Henrique Torres

Trompa

Henrique Torres nasceu em S. Paio de Antas – Esposende, em 1984. Aos oito anos entrou para a Escola da Banda dos Bombeiros Voluntários de Esposende (ABBVE), onde aprendeu trompa de harmonia com Valdemar Sequeira. Aos 9 anos entrou para a ABBVE, onde permanece até aos dias de hoje.

Concorre em 2003 ao Exército Português como soldado músico. Terminado o curso de formação, é colocado na Banda da Região Militar do Norte. Em 2006 entra para o 35º Curso de Formação de Sargentos, que conclui em 2008, sendo depois colocado na Banda Sinfónica do Exército e, em 2009, na Banda Militar do Porto. Em 2012 é promovido ao posto de 1º Sargento Músico. Trabalhou sobre a batuta de conceituados maestros como o Capitão Lemos Botelho, Capitão Ferreira da Costa e Capitão Alexandre Coelho.

Paralelamente à sua carreira militar, desenvolve no meio civil intensa actividade. Lecciona trompa na Escola de Música ABBVE desde 2004. Em 2013 concluiu a Licenciatura em Música na Universidade do Minho, na classe de Bruno Rafael. Ao longo da sua formação trabalhou com Valdemar Sequeira, Hélder Vales, Nuno Vaz, Bohdan Sebestik e Bruno Rafael, participou em masterclasses com Abel Pereira, Bernardo Silva, Javier Bonet, Hermann Baumann, Abb Coster e Radovan Vlatkovic, e trabalhou sobre a batuta de conceituados maestros como Eugene Corporon, Mitchel Fennel, Rafael Vilaplana, Kodo Yamagishi, Tobby Hoffman, Pedro Neves, Jorge Matta, Paulo Martins, Valdemar Sequeira, Vítor Matos e Diogo Costa, entre outros. Colabora regularmente com as Orquestras da Universidade do Minho, Orquestra de Jovens Foz do Cávado, Orquestra Vivarte, várias bandas de música e outros agrupamentos.

Neste momento é músico na Banda Militar do Porto, ocupando o posto de 1º Sargento, sendo também solista. É responsável pela Escola de Música da ABBVE, e também membro do grupo Ópera Per Tutti. Frequenta o Mestrado em Ensino de Música (Trompa) na Universidade do Minho, na classe de Bruno Rafael.

2014

Partilhe
Share on Facebook
Facebook