Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Heloisa Ribeiro

Violino

Heloisa Ribeiro nasceu em Santa Maria da Feira em 1985. Iniciou os estudos musicais aos seis anos de idade com Suzanna Lidegran com quem teve aulas particulares e em 1999 prosseguiu os estudos com Zofia Wóycicka na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo no Porto em curso livre. Ao mesmo tempo frequentou a Academia de Música Santa Maria.

Com dezassete anos recebeu uma bolsa de estudos da Royal Academy of Music em Londres, onde concluiu, em 2007, os seus estudos (Bachelor of Music) na classe de Igor Petrushevski. Foi também aluna do Professor Hu Kun.

Aos oito anos de idade tocou a solo em directo na RTP1 e aos dez anos obteve o primeiro prémio no concurso Juventude Musical Portuguesa. Dois anos mais tarde foi laureada no concurso internacional Piccoli Mozart em Montecarlo, tendo este sido transmitido pela televisão internacionalmente e em Portugal pela SIC. Em 2001 foi a vencedora do III Concurso Internacional Júlio Cardona, na Covilhã, e obteve também o segundo prémio no concurso Prémio Jovens Músicos da RDP em 2003 e 2005.

Para além de concertos a solo com orquestra, recitais e música de câmara – em Portugal, Mónaco, Holanda, Suíça, E.U.A e Inglaterra – tem integrado diversos grupos orquestrais com assiduidade. No verão de 2002 foi assistente de concertino da Aspen Concert Orchestra no Colorado e em 2006 tocou no Barbican Hall sob a direcção de Colin Davies, com quem teve a oportunidade de trabalhar em diversas ocasiões enquanto aluna da Royal Academy of Music. Tocou a solo, nomeadamente com a Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim, concertos de Lalo, Sibelius, Wieniawski e Mozart.

Ao longo dos seus estudos participou em vários cursos de aperfeiçoamento, nomeadamente com Zahkar Bron, Vadim Brodsky, Thomas Brandis, Sylvia Rosenberg, Aleksandar Pavlovic, Gerardo Ribeiro, Vladimir Ovcharek, com os quartetos Skampa, Philharmonic Berlin Quartet e Vanbrugh, o compositor Peter Maxwell Davies e Benjamin Schmid. Estudou também com Kurt Sassmannshaus no Aspen Music Festival e com Daniel Rowland. É aluna de Benjamin Schmid na Hochschule der Künste Bern, Suíça e de Igor Petrushevski em Londres.

Recebeu o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian durante os seus estudos em Inglaterra.

Entre outros concertos, tem agendado para Maio um recital no Palácio de Mirabell em Salzburgo, Áustria.

05 Março 2008

Heloisa Ribeiro está no Musin, álbum interativo Google da Meloteca

Partilhe
Share on Facebook
Facebook