Helena Raposo alaúde e teorba

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Helena Raposo

Alaúde

Helena Raposo nasceu na cidade de Ponta Delgada, Açores. Estudou Guitarra Clássica no Conservatório desta cidade. Completou em 2008 a Licenciatura em Alaúde e Teorba pelo Departamento de Música da Universidade de Évora, sendo bolseira da Fundação Medeiros e Almeida.

No mesmo ano, foi admitida no programa de Mestrado em Performance (MMUS) – Práticas de Interpretação Histórica na Faculdade de Música Antiga do Trinity College of Music em Londres, completando em 2009 a sua Pós-Graduação (PGD), sendo bolseira desta instituição.

Estudou Alaúde renascentista, Alaúde barroco, Guitarra barroca e Teorba com David Miller; Basso Contínuo com James Johnstone e David Miller; Teoria e Interpretação da Música Antiga (Medieval,Renascimento e Barroco) com Phillip Thorby, Belinda Sykes e Stephen Preston; Música de Câmara com Rebecca Miles, Alison Crum, Tim Taver-Brown e Walter Reiter.

Helena participou em classes de aperfeiçoamento em Portugal, Inglaterra, Bélgica e Itália com Jacob Heringman, Frances Kelly, Dr. Anne Daye, John Crawford, Bart Coen, Owen Rees, Dominique Vellard, Peter Phillips, Graham O’Reilly, entre outros.

Como intérprete Helena tem atuado em Portugal, Espanha, Inglaterra, Holanda, Bélgica, Itália e Alemanha, com diversos ensembles, tanto como solista como contínuo e acompanhamento.

O seu repertório abrange desde a música medieval, passando pelo renascimento até ao barroco. Desde 2013 é membro da European Lute Orchestra.

Em 2014 gravou para a WESO (The West European Symphony Orchestra). Em 2016 para a Antena 2, juntamente com Joana Amorim em traverso, com uma peça escrita para as duas intérpretes pelo compositor argentino Daniel Schvetz. No ano de 2017 participou na série televisiva “Madre Paula” da RTP1.

Na temporada 2017/2018, Helena tocou continuo na obra Il Combattimento di Tancredi e Clorinda de Claudio Monteverdi no Theater Lübeck, na Alemanha.

Helena, presentemente, ensina e também dirige o programa de Música Antiga no Conservatório Nacional Escola Artística de Música, em Lisboa. Desde 2017 que é a directora artística e professora no Early Music Summer Camp em Castelo Novo.

Foto João Vasco

[ Biografia inserida a 01 de março de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook