Helena Marinho

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Helena Marinho

Pianoforte

Helena Marinho nasceu no Porto, onde iniciou os estudos de música. Concluiu o Curso Superior de Piano no Conservatório de Música do Porto na classe de Glória Esteves e foi aluna de Helena Costa. Paralelamente, licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Universidade do Porto.

Estudou com Sequeira Costa na Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, onde obteve o Mestrado em Piano na qualidade de bolseira Fulbright.

Prosseguiu estudos em Oslo, na Academia Estatal de Música da Noruega, concluindo o Diploma de Concerto nas classes de Einar Steen-Nökleberg e Lazar Berman, como bolseira do Governo Norueguês. Estudou pianoforte com Ketil Haugsand e Jacques Ogg. Prosseguiu estudos de investigação do repertório da era clássica na Universidade de Sheffield, onde concluiu o doutoramento.

Helena Marinho é detentora do Prémio Gulbenkian do Conservatório de Música de Porto e dos primeiros prémios nos Concursos de Braga e da Covilhã.

Apresentou-se em recitais a solo e de música de câmara nos Estados Unidos, Inglaterra, França, Suécia e Noruega, assim como nas principais salas de concerto portuguesas: Museu Gulbenkian, Teatro S. Luís, ACARTE e CCB em Lisboa, Auditório Carlos Alberto, Teatro Helena Costa, Teatro do Campo Alegre e Salão Árabe (Palácio da Bolsa) no Porto, em vários festivais (Festival da Costa Verde, Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea, Encontros da Primavera, Festival de Aveiro, Festival Internacional de Gaia, Encontros do Alentejo de Música do Século XX/XXI) e em duo com artistas como os cantores Oliveira Lopes, Paulo Ferreira e Rui Taveira, os contrabaixistas Michael Wolf, Gottfried Engels e Florian Pertzborn, o violinista Vadim Brodsky, os flautistas Pedro Couto Soares, Jean Ferrandis e Jorge Correia, e os grupos Khora Ensemble e Oficina Musical.

Tem-se dedicado recentemente à interpretação em instrumentos antigos, tendo efectuado concertos com pianoforte em Vila Real, Amarante, Porto, Leiria, e no Festival de Aveiro. Foi solista com a Orquestra Sinfónica da RDP-Porto, a Kansas University Symphony, a Orquestra da Academia Estatal de Música da Noruega (com a qual gravou em CD o Concerto em Sol maior de Ravel), a Orquestra do Norte e a orquestra barroca Ars Antiqua. Efectuou também diversas gravações para a RTP, a RDP e a televisão francesa. Gravou em CD para a Numérica obras inéditas de António Chagas Rosa com o flautista Jorge Correia.

Pertenceu ao corpo docente da Academia de Música de Espinho e do Conservatório de Música do Porto e foi professora adjunta na Escola Superior de Música do Instituto Politécnico do Porto. Colaborou como pianista com os Cursos Internacionais de Música de Guimarães, os cursos de aperfeiçoamento do Teatro do Campo Alegre e os Cursos de Música Luiz Costa. Lecciona presentemente no Conservatório de Música da Maia e é professora auxiliar convidada no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook