Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Hélder Tavares

Clarinete, direção

Natural de Santa Maria de Lamas, Santa Maria da Feira, Hélder Tavares é licenciado e pós-graduado em Clarinete (ESMAE e UA) e Mestre no Ensino de Música (UA).

Obteve o 2º Prémio Nível Superior em Música de Câmara, com o Quarteto de Clarinetes do Porto, na 13ª Edição do Prémio Jovens Músicos RDP e foi finalista no Concurso internacional de Música de Câmara de Osaka no Japão.

A sua atividade enquanto músico e maestro já o levaram a países como França, Espanha, Bulgária, Japão, Itália, Suíça, Alemanha e China.

Atualmente é docente na Academia de Música de Paços de Brandão, no Conservatório de Música Terras de Santa Maria e Academia de Música Costa Cabral. É convidado para orientar cursos de aperfeiçoamento.

Frequentou diversos cursos de direção de orquestra com inúmeros maestros e do qual se destaca Douglas Bostock, com quem trabalha regularmente ao longo dos últimos anos.

Estreou-se como maestro com a orquestra de Jovens do Concelho de Santa Maria da Feira, em 2003. Foi convidado para realizar estágios com diferentes formações em Portugal. Realiza o primeiro flash mob da Banda Sinfónica Portuguesa (2012) e “Queen Symphony” na Sala Suggia – Casa da Música (Porto), com a Banda Sinfónica Portuguesa (2014), onde recebeu excelentes críticas. Repetiu esse concerto na abertura do FIMUV’15 – Festival Internacional de Música de Verão, com grande sucesso. Com a Banda de Música da Cidade de Espinho, foi premiado no Concurso Internacional de Bandas Ateneu A. Vilafranquense, nas duas participações com o primeiro lugar e segundo prémio.

Atualmente é diretor artístico do Clarinetíssimo Ensemble desde 2002, e da Banda de Música da Cidade de Espinho desde 2005. Colabora regularmente com a Banda Sinfónica Portuguesa.