Hélder Madureira

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Hélder Madureira

Saxofone

Hélder Madureira iniciou os estudos musicais aos 11 anos na Banda Marcial e Municipal de Tarouquela. No ano seguinte ingressou na Academia de Música de Castelo de Paiva na classe de Paulo Martins.

Em 2005 ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa na classe dos professores José Massarrão e Alberto Roque, onde terminou a Licenciatura e mais tarde o Mestrado em Ensino da Música.

Paralelamente e posteriormente, trabalhou com saxofonistas de renome internacional, como Mario Marzi, Claude Delangle, Jean-Yves Fourmeau, Fabrice Moretti, Henk Van Twillert, Quarteto de Saxofones de Amesterdão, Fernando Valente, Antonio Felipe Belijar, entre outros.

Trabalhou também com vários maestros ao longo dos anos, como Jean-Sébastien Béreau, Pedro Carneiro, Pedro Neves, Francisco Sequeira, Délio Gonçalves, José Eduardo Gomes, Alberto Roque, Jorge Salgueiro, João Cerqueira, Paulo Martins, Francisco Ferreira.

Com o Quarteto de Saxofones Artemsax gravou o CD Projeto Michel Giacometti, com música do Cancioneiro Popular Português e orquestrações de Lino Guerreiro. Em 2017 este mesmo projeto viria a vencer o prémio Carlos Paredes/2017 ex-aequo com o fadista Ricardo Ribeiro. Com o Ensemble de Saxofones da Metropolitana participou na gravação do seu primeiro CD, com música de Jorge Salgueiro, Lino Guerreiro e Félix Mendelsshon.

Com o Ensemble de Saxofones da Metropolitana apresentou-se no XVII Congresso Mundial de Saxofones de Estrasburgo e no II Congresso Europeu de Saxofones no Porto. Com o grupo For&Sax Trio, apresentou-se no II Congresso Europeu de Saxofones no Porto.

Foi premiado em concursos como o 1º concurso de saxofone da Academia de Música de Castelo de Paiva com o 2º prémio, nas Olimpíadas de música da mesma escola com o 1º prémio e em 2009 foi vencedor do III Concurso Internacional de Saxofone “Vitor Santos”, categoria Sénior, inserido no III Festival Internacional de Saxofones de Palmela.

É professor de Saxofone e música de câmara na Academia de Música de Almada, solista da Banda Sinfónica da GNR, membro do Quarteto de Saxofones Artemsax e do grupo For&Sax Trio.

É artista YAMAHA e D’ADARIO WOODWINDS pelo Quarteto de Saxofones Artemsax.

Bio publicada na Meloteca a 20 de abril de 2022

Partilhe
Share on Facebook
Facebook