Hélder Gonçalves
Composição
Helder Gonçalves nasceu em Castelo Branco em 1976. No Conservatório desta cidade terminou o Curso Complementar de Piano.
Após uma passagem pela Escola de Jazz do Hot Clube Portugal, completou a Licenciatura em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa, onde trabalhou com Christopher Bochmann, António Sousa Dias e António Pinho Vargas, entre outros. Terminou uma Pós-Graduação em Tecnologias Educativas, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
Concluiu seminários de doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa, onde foi orientado pelo compositor Tomás Henriques numa tese relacionada com a música acusmática em contextos audiovisuais. Após transferência de Universidade realiza presentemente o doutoramento na área do som para cinema na Universidade da Beira Interior, com a orientação de Vasco Diogo.
É docente de Acústica, Orquestração e Som para Vídeo e Multimédia nos cursos de Música da ESART em Castelo Branco, docente de Laboratório de Design de Som nos cursos de Design Multimédia e de Cinema da Universidade da Beira Interior. Tem lecionado Análise e Técnicas de Composição nos conservatórios da Covilhã, Fundão e Belmonte.
Nas suas composições, estreadas em locais como Lisboa, Guarda, Belmonte, Covilhã, Fundão, Castelo Branco, Montemor-o-Novo ou Nancy é fácil encontrarmos intenções programáticas, assim como a influência da música para cinema e de processos estruturantes cinematográficos. Tem realizado assiduamente bandas sonoras para peças teatrais estreadas pelo Teatro das Beiras (Covilhã). Tende a valorizar a experiência do ouvinte como meio de enriquecer os resultados sonoros, metaforicamente e/ou nas relações com as imagens e a narrativa.