Hélder Gonçalves, maestro, natural de Cabeceiras de Basto

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Hélder Gonçalves

Direção

Hélder Gonçalves nasceu em Cabeceiras de Basto em 1980. Iniciou os estudos musicais na escola da Banda Cabeceirense. Estudou na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – ARTAVE.

É licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa em Clarinete e mestrado em Artes Musicais em Performance solista na Universidade Nova de Lisboa/Escola Superior de Música de Lisboa.

Estudou Direcção de Orquestra com o Maestro Jean Sebastian Béreau e concluiu a Licenciatura em Direcção de Orquestra na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor Alberto Roque. Está a terminar o Mestrado em Ensino da Música na ESART.

Como clarinetista desenvolve uma actividade intensa, como solista ou em orquestra, tem colaborado com inúmeras orquestras nacionais tais como, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Ópera de Lisboa, Orquestra Clássica de Sintra, Orquestra Clássica do Centro, Nova Orquestra de Lisboa, Orquestra do Coral Sinfónico de Portugal, Orquestra Foco Musical, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, entre outras.

Realizou classes de aperfeiçoamento com António Saiote, Walter Boeykens, Philippe Cuper, Joan Enric Lluna, Nuno Pinto, Carlos Alves, Luis Gomes, Nuno Silva, Rui Martins, Joaquim Ribeiro, Michel Arrignon, Paul Meyer, Guy Deplus, Etienne Lamaison, entre outros.

É regularmente convidado a realizar classes de aperfeiçoamento pelo País.

É Director Artístico do Festival de Clarinetes de Sintra.

Lecionou as disciplinas de Clarinete, Música de Câmara e Orquestra nos Conservatórios de Música de Coimbra, Figueira da Foz, Minde, Palmela, ETIC e Metropolitana de Lisboa.

Como clarinetista foi Laureado em concursos a nível nacional e internacional, destaca-se o 1º lugar no concurso de Música de Câmara na OPEM em 1999 em Castelo Branco e o Prémio de Melhor Músico Interprete de Música Contemporânea no Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura.

Em 2017 foi júri convidado do Concurso ClarMeet.Porto’17 | 7th European Clarinet Festival.

Como maestro venceu em 2016, o 6º Concurso Internacional de Bandas de Vila de Xira, obtendo o 2º prémio (sem atribuição do 1º prémio), da 2ª Categoria. Em 2017 no 4º Concurso Internacional de Bandas – Filarmonia D’Ouro no Europarque de Santa Maria da Feira obteve o 1º prémio, 2º lugar na 2ª categoria.

Foi agraciado com um Voto de Louvor e Congratulação e Regozijo pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto em 2016.

É, atualmente, artista Buffet Crampon e D’Addario Reserve Player para a D’Addario Portugal e solista da Banda Sinfónica e Orquestra de Câmara da GNR.

Leciona no Conservatório de Música de Sintra e Conservatório de Música de Cascais.

É, desde Abril de 2014, director artístico e maestro na Banda da Sociedade Filarmónica Comércio e Indústria da Amadora.

[ Bio facultada por Hélder Gonçalves, publicada na Meloteca a 29 de julho de 2020 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook