Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Hélder Bento

Barítono

Natural da Lixa (Felgueiras), Hélder Bento concluiu em 2008 a Licenciatura em Música, variante de Canto, na classe de José de Oliveira Lopes. Frequentou cursos de aperfeiçoamento com José António Campo, José de Oliveira Lopes, Ettore Nova e Francisco Lázaro.

Cantou durante alguns anos como barítono. Em oratória foi solista em Um Requiem Alemão (Brahms), Magnificat Anima Mea (Buxtehude); Missa em Sol maior (Carlos Seixas), Missa brevis em Ré menor, Missa da Coroação e Missa brevis em Sol (Mozart), Missa em Ré (Dvorák), Messe Brève em Dó maior (Gounod). Como tenor foi solista na Missa brevis em Fá (Mozart), Magnificat (Bach), Magnificat (Vivaldi) e Requiem à memória de Camões (Bomtempo).

Na ópera, como solista, ainda como barítono interpretou Conde de Almaviva em As Bodas de Fígaro (Mozart) e, já como tenor, Remendado em Carmen (Bizet). Participou também nas “Óperas Curtas” realizadas no Teatro S. Luiz: A Morte de João Espergueiro e sua contestação (Eduardo Patriarca) e A Floresta em Dodona (Ângela Lopes), sob direcção musical de Pedro Amaral e direcção cénica de Paulo Matos.

É membro do Coro da Orquestra do Norte, do Coro Casa da Música e da Capella Musical Cupertino de Miranda. Já trabalhou, entre outros, com os maestros Paul Hillier, Laurence Cummings, James Wood, Andrew Bisantz, Andrew Parrott, Álvaro Cassuto, José Ferreira Lobo, António Saiote, Félix Carrasco e Armando Vidal.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook