Grupo Coral de Queluz
Coro
O “Grupo Coral de Queluz” é uma associação de amadores de música que tem como objectivos praticar e divulgar a música coral, numa perspectiva de contribuição para uma permanente “educação pela arte” de coralistas e público.
O Grupo Coral de Queluz (GCQ) está aberto a todos os que, através da prática do canto e da aquisição colectiva de conhecimentos musicais e técnica vocal, pretendam desenvolver o gosto pelo canto e alargar as suas vivências musicais.
A fundação do grupo remonta a 1967. O seu primeiro concerto realizou-se em 1970 e a sua legalização como associação cultural aconteceu em 1982. É instituição de utilidade pública desde 1998. Até 1982, o GCQ trabalhou sucessivamente sob a direcção de Carlos Gonçalves e de Paula Acácio. Entre 1982 e 1991, teve a direcção artística de Alexandre Branco (com a colaboração, em 1990 e 1991, de Ana Venade) e, a partir de Maio de 1991, foi conjuntamente dirigido por Alexandre Branco e Paula Coimbra. Trabalhou de Setembro de 1992 a Agosto de 2000 sob a direcção de Paula Coimbra. É dirigido por Pedro Teixeira desde Setembro de 2000.
No âmbito da sua contribuição para a vida cultural da cidade de Queluz e do concelho de Sintra, o GCQ destaca os mais de 60 concertos realizados no Palácio Nacional de Queluz, integrados na rubrica Música no Palácio e as frequentes participações em concertos promovidos pela Junta de Freguesia de Queluz, pelos Bombeiros Voluntários de Queluz e pela Câmara Municipal de Sintra.