Grupo Coral Ars Musica

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Grupo Coral Ars Musica

Coro

Fundado em 3 de Março de 1984 com o objectivo de fomentar o gosto pela boa música, o Grupo Coral “Ars Musica”, é constituído actualmente por 24 elementos. Dedica-se à aprendizagem de peças corais com o objectivo de as apresentar em público tanto em concertos como em celebrações religiosas. Por vezes, organiza ou faz parte da organização de eventos culturais.

Foi, com a Junta de Freguesia de Cacilhas, com o apoio da Câmara Municipal de Almada e colaboração da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense, organizador dos 1º (1988), 2º (1989) e 3º (1994) encontros de coros do Concelho de Almada.

Em 1989 gravou uma cassette intitulada Não há navio sem leme que inclui 12 trechos do seu reportório, constituído este por música sacra, litúrgica, polifónica clássica e contemporânea (com especial destaque para a música portuguesa).

Em 1997 participou na gravação da colectânea Os melhores coros da região da editora public-art de Coimbra. Colabora com os municípios de Almada e do Seixal nas iniciativas de carácter cultural dos concelhos sendo exemplos os “Concertos de Natal” e “Do Natal aos Reis em Coro” (edições de 1992 até à actualidade).

Em 1994, por ocasião do seu décimo aniversário, participou, a 23 de Junho, na estreia mundial da peça coral sinfónica Trilogia da Descoberta da autoria do seu maestro Carlos Santos Silva no cinema Tivoli em Lisboa. Em 10 de Outubro de 1996 participou na segunda audição integral da mesma obra no Centro Cultural de Belém.

Desde a sua fundação, participa nas celebrações do dia de Santa Cecília organizada por vários coros da região de Lisboa.

Da sua actividade destacam-se a participação num concerto na Expo’98; no festival Harmonie’99, na Alemanha; o intercâmbio com o Grupo Coral da Casa do Povo da Camacha com deslocação à Madeira e recepção do coro madeirense; a deslocação a Amiens, França, onde realizou concertos integrados num programa de intercâmbio com o grupo coral “Des Rieux”, grupo que se deslocou a Portugal em Outubro de 2002, tendo realizado concertos em Almada e Alcochete; gravação de um CD comemorativo do seu 20º aniversário, em 2004; a participação em Roma no “10th international Sacred Music Choir Festival G.P. da Palestrina”, em 2005; a apresentação à comunidade, no mesmo ano, do Hino da Padroeira de Cacilhas, Nossa Senhora do Bom Sucesso; a participação em Olomouc (Rep. Checa) na competição Música Religiosa Olomouc onde obteve a medalha de bronze na categoria de Coros Mistos.

O Grupo Coral “Ars Musica” foi fundado e é dirigido por Carlos Santos Silva.

Partilhe
Share on facebook
Facebook