Grupo Coral Adagio

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Grupo Coral Adagio

Coro

O “Grupo Coral Adágio” nasceu em Portimão, em Setembro de 1989. Actualmente com 30 elementos, tem como director artístico o maestro António Alves Alferes Pereira.

O seu principal objectivo tem sido, desde sempre, a divulgação da música coral de qualidade, no seio de um público-alvo muito diversificado, das zonas urbanas às rurais, procurando, sempre que possível, dar resposta às solicitações de inúmeras entidades e organismos, privilegiando sempre o público do seu concelho.

Realiza concertos a convite de pessoas individuais e colectivas, em exposições, inaugurações, festas públicas, congressos, e outros eventos de âmbito sócio-cultural. Participa em festivais de música, encontros de coros e concertos promovidos por diversos departamentos ministeriais. O reportório do Adágio é muito variado, incluindo peças desde a Renascença à actualidade, da polifonia sacra aos espirituais negros, passando pela música popular portuguesa e de outros países. Desde 1994, tem organizado anualmente o Encontro de Coros de Portimão, com o patrocínio da Câmara Municipal. Em 1995/1996, participou nas Entradas Régias e nas Festas Reais de D. João II em Portimão, a convite da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses.

Na Páscoa de 1997, cantou a missa “De Beata Virgine Maria” de Filipe de Magalhães, na Igreja Paroquial de Alvor. Em 1998, deslocou-se aos Açores, tendo realizado concertos em Ponta Delgada e Vila Franca do Campo. Em 1999, participou nas Comemorações do 75º Aniversário da Elevação de Portimão a Cidade, em colaboração com a Orquestra do Norte, dirigida pelo maestro Ferreira Lobo; actuou ainda no programa “Santa Casa”, a convite da RTP, e participou na gravação do CD “Os Melhores Coros Amadores – Região do Algarve”.

Em 11 de Dezembro do mesmo ano, na sessão solene do Dia da Cidade de Portimão e na presença do Presidente da República, o Grupo é agraciado com a medalha de mérito da cidade. Em 2000, actua no palácio ducal de Carpi, em Itália, a convite do coral Savani. Em 2002, participa no programa Feira Franca, da RDP; no XVI Festival Coral del Atlântico, em Espanha; nos Concertos de Natal, em Faro e Portimão, em colaboração com a Orquestra do Algarve, regida pelo maestro Álvaro Cassuto; na gravação de um CD internacional – Músicas de Natal, em prol das crianças de Moçambique. Nesse mesmo ano, deslocar-se-á ainda à Holanda e Alemanha, para participar num encontro de coros.

Em 2003, volta a actuar com a Orquestra do Algarve, no Concerto da Páscoa, em Portimão. Em 2004, o Coral Adágio tem estado a gravar um CD de polifonia portuguesa e canções de Natal, em comemoração do seu 15º aniversário. O seu repertório é muito variado, integrando peças desde a Renascença aos nossos dias, desde a polifonia sacra aos espirituais negros, passando pela música popular portuguesa e de outros países.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook