Bio+
Graça Boal-Palheiros
Pedagoga . Investigadora
Graça Boal-Palheiros é professora coordenadora na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, onde leciona em cursos de Licenciatura e Mestrado e coordena o Mestrado em Educação Musical.
É doutorada em Psicologia da Música pela University of Surrey Roehampton, Londres, mestre em Educação Musical pela University of London Institute of Education, bacharel em Pedagogia Musical pelo Instituto Lemmens da Universidade de Lovaina, e licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto.
Foi membro da Direção e Comissão Executiva da ISME-International Society for Music Education, presidente da Comissão INA e co-presidente da Comissão de Investigação da ISME (2008-2016). Foi presidente da APEM-Associação Portuguesa de Educação Musical (2006-2012) e diretora da Revista de Educação Musical durante nove anos. Co-fundadora e presidente da Associação Wuytack de Pedagogia Musical, coordena a formação docente e projetos musicais e editoriais desta associação.
Co-fundou o CIPEM (Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, ESE-IPP) e integrou o CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho).
É diretora e investigadora integrada do CIPEM/ INET-MD (Pólo do Politécnico do Porto), no qual coordena o Grupo Educação e Música na Comunidade. Os seus interesses incluem a audição musical de crianças, o canto na adolescência, formação de professores de música e projetos musicais para a inclusão social.
Tem servido em comissões editoriais das revistas British Journal of Music Education, Eufonía, Frontiers in Psychology, Música, Psicologia e Educação, Opus, Revista de Educação Musical e Revista Internacional de Educación Musical.
É coautora dos Programas de Educação Musical e Música para o 2º e o 3º Ciclos do Ensino Básico (Ministério da Educação, 1991) e autora de um dos primeiros livros de investigação em educação musical publicados em Portugal (APEM, 1993).
Tem publicado em vários países e apresentado em conferências nacionais e internacionais. Lecionou em universidades na Bélgica, Brasil, Canadá, Espanha, Japão e Reino Unido.
[ Publicado na Meloteca em 19 de setembro de 2020 ]