Gonçalo Lourenço compositor

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Gonçalo Lourenço

Composição

Gonçalo Lourenço nasceu em Lisboa em 1979.

Bacharel em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa, em 2005, onde trabalhou com Christopher Bochmann. Mestre em Direção Coral pelo College Conservatory of Music, em Cincinnatti nos EUA, em 2011, onde trabalhou com os Professores Brad Scott, Elmer Thomas e Earl Rivers. Na Universidade de Cincinnati, trabalhou, enquanto “Minor de Direcção de Orquestra”, com o Maestro Mark Gibson. Doutorado, em Direção Coral na Universidade de Indiana, em 2016, onde trabalhou com os professores Robert Porco, Carmen Téllez, Willliam Gray e Sven-David Sandstrom.

Estreou peças no estrangeiro, mais especificamente a oratória “From the Ashes” para orquestra, coro, solistas e declamador foi estreada em Bloomington, no âmbito da sua dissertação de doutoramento na Universidade de Indiana. Em Portugal a sua música é efectuada por diversos coros de renome como o Coro Ricercare, Coro Odyssea e Coro Anonymus. O coro Emotion Voices encomendou Alma Queimada, Pequeno Requiem para as vítimas dos fogos de 2017, que vai ser estreado em Abril de 2018.

Enquanto Diretor Artístico teve oportunidade de dirigir o Coro Cincinnati Camerata, NOTUS e VocalEssence nos Estados Unidos. Foi Professor de Coro no Conservatório da Covilhã e fundador do Coro Odyssea e nessas funções estreou mais de 30 peças corais.

Tem sido chamado como assistente do Coro Aguava, dirigido pela Maestrina Carmen Téllez, onde preparou o Coro e a Orquestra para as “Seven Last Words” de James McMillan. Fundou, em 2012, o Ensemble Instrumental Barroco “Exordium”, com o qual teve a oportunidade de dirigir obras como o Concerto Brandeburgo No.5 e o Concerto para dois Violinos de Bach.

Actualmente, é o mentor do Studio Conducere, onde ensina direcção coral às jovens promessas da direcção, e é Professor de Coro na ESART, onde trabalha com o Coro Geral da ESART e com o Coro Autêntico, onde gravou dois cds, um com músicas de compositores da biblioteca de Vila Viçosa do sec. XVI/XVII e o Requiem de Bomtempo com João Paulo Janeiro e o Flores Mvsica.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook