Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Gisela Neves

Violoncelo

Gisela Neves começou cedo os estudos musicais na Academia de Música de Espinho, com Ramon Miravall. Em 1979 terminou o Curso Superior de Violoncelo no Conservatório de Música do Porto com elevada classificação, na classe de Madalena Sá e Costa, tendo sido bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian durante esse período escolar.

Participou activamente em Cursos de Aperfeiçoamento de interpretação e técnica violoncelística e de Música de Câmara com Paul Tortelier, Karene Georgian, Sandor Vegh, Alberto Lysy e Clélia Vital entre outros. Colabora frequentemente com grupos de câmara como Camerata Musical do Porto (da qual foi membro fundador), Oficina Musical (com especial relevo no trabalho feito com o Quarteto de Cordas desta instituição, no campo de música de séc. XX), Quarteto de Cordas do Porto e outros.

Actualmente mantém um duo com o pianista Fausto Neves, ensemble já de longa data, cujo último trabalho teve como resultado a gravação dum CD com música portuguesa para violoncelo e piano do séc. XX — “Alla danza” etiqueta Fine Arts. Actuou como solista com as Orquestras da RDP (Porto e Lisboa) e, como elemento da Orquestra Sinfónica do Porto (chefe de naipe desde 1984), transitou (em 1989) para a Régie Cooperativa Sinfonia-Orquestra do Porto, agora Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

Tanto como solista, como em grupos de câmara ou na Orquestra Sinfónica tem actuado em todo o país, inclusive Madeira, Açores e Macau e ainda no Brasil, Espanha, França, Alemanha, Áustria e Itália.

Gravou para a “Portugal Som” um CD com obras de Lopes-Graça (Quarteto nº 2 e “Canto de Amor e de Morte”) e para a “Numérica” um CD com obras de Cláudio Carneyro e um outro como elemento do Quarteto de Cordas Sabiá.

Lecciona na Academia de Música de Espinho.

2013

Partilhe
Share on Facebook
Facebook