Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Gilberto Bernardes

Saxofone

Gilberto Bernardes é um jovem saxofonista e criador que dá especial atenção aos domínios dos média digitais e improvisação. Concluiu o doutoramento entre a Universidade do Porto – Faculdade de Engenharia e a Universidade do Texas em Austin (EUA), na área da geração de música automática.

Mestre pelo Conservatório de Amesterdão e Licenciado pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto – IPP, obteve igualmente o diploma de nível superior às disciplinas de saxofone e música de câmara no Conservatório Niedermeyer (Paris, França).

Estudou sob a orientação de Pierric Leman, Henk van Twillert, Jos Zwaanenburg, Francisco Ferreira, Carlos Guedes e Bruce Pennycook, para além de diversos músicos, professores e investigadores com quem frequentou masterclasses, destacando-se Pierre Boulez, Claude Delangle, Jean-Yves Formeau e Daniel Deffayet.

Como saxofonista salienta-se a sua apresentação em alguns festivais e salas com grande visibilidade como o Festival Internacional de Saxofone de Amesterdão, Gaudeamus Music Week, Festival Internacional da Póvoa de Varzim, Concertgebouw e Bimhus.

Apresentou-se a solo com a Orquestra Gulbenkian e a Banda Sinfónica Portuguesa por diversas ocasiões. É membro-fundador do Quarteto de Saxofones do Porto, do duo Blank Page e integra o grupo de música contemporânea Oficina Musical.

Leciona as disciplinas de saxofone e música de câmara na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e na Escola Profissional de Música de Espinho.

2015

Partilhe
Share on Facebook
Facebook