Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Gaspar Santos

Violino

Gaspar Santos nasceu em Espinho em 1979. Iniciou os estudos musicais aos oito anos na Academia de Música de S. Félix da Marinha na classe de violino de Odete Ramos. Aos onze anos ingressou na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave (ARTAVE), onde concluiu o curso básico de instrumentista de cordas, sobre a orientação de David Lloyd. Durante este período da sua formação frequentou a Orquestra Artave com a qual realizou uma digressão pelas principais cidades do Brasil. Posteriormente ingressou no Conservatório de Música do Porto para estudar com Radu Ungarianu Benone.

Foi membro da Orquestra do Norte, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra de Câmara de Coimbra, Orquestra Sinfónica da FAP e Orquestra das Raízes Ibéricas, com as quais realizou diversos concertos com os mais variados maestros por todo o País.

A título particular, ou em classes de aperfeiçoamento, trabalhou com Suzana Lidegran, Alberto Gaio Lima, André Gousseu, Dona Lee Croft – Royal College of Music/London, Quarteto Brodsky entre outros.

Apresentou-se como solista com a Orquestra Artave, Orquestra do Conservatório de Música do Porto, Orquestra de Câmara de Pedroso e Orquestra de Câmara de Coimbra. Obteve o 3º prémio no concurso “Prémio Jovens Músicos” na classe de violino em 1995, o 1ºe 3º prémios no Concurso Interno do Conservatório de Música do Porto na classe de Música de Câmara em 1996 e o 1º prémio Europaischen Musikfestival Für Die Jugend, Neerpelt.

Integra o Quarteto Walter Hidalgo Tango (Setembro de 2004). Apresentou-se no TeCA e TNSJ, com a obra “Maria de Buenos Aires” de Astor Piazzolla, 2006. Membro fundador do Duo Soledad, Duo Harino, Duo Paganini e Quarteto de Cordas do Douro. Membro fundador e 1º violino do Quarteto Aquarelle, com o qual esteve vinculado à Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE) durante 4 anos na classe de Música de Câmara, do qual se desvinculou em Agosto 2004.

Foi aluno de Radu Ungareanu Benone na ESMAE. Toca num violino cópia do “Cannon” de Joseph Guarnerius, contruído pelo luthier “Eng. Joaquim Domingos Capela – ano 2000 – em Homenagem a José Francisco dos Santos e Maria Assunção M. F. dos Santos”.

08 Julho 2008

Partilhe
Share on Facebook
Facebook